O prefeito Wladimir Garotinho e o governador Cláudio Castro inauguraram nesta sexta-feira (06) o posto de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e a Casa do Trabalhador, que funcionarão no espaço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, localizado nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro. Além de vereadores e secretários municipais, também, participaram o secretário estadual de Trabalho e Renda, Leonardo Vieira; a deputada federal Clarissa Garotinho, e o deputado estadual, Bruno Dauaire, entre outras autoridades. A inauguração faz parte da agenda do Programa Governo Presente em Campos, que aconteceu nesta sexta, feriado municipal, dia do Padroeiro de Campos, Santíssimo Salvador. Também foi assinado o Termo de Cooperação Técnica com a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), que também funciona no espaço. O objetivo é que o município seja inserido no sistema de Registo Integrado (Regin) para emissão do alvará automatizado.
- É um momento de muita alegria estarmos recebendo o governador Cláudio Castro aqui em nossa cidade para inaugurar dois equipamentos fundamentais para a retomada da qualificação profissional e empregabilidade. A Casa do Trabalhador está sendo aberta hoje, mas estamos vendo a demanda de toda região para saber quais cursos serão oferecidos para que as pessoas possam se qualificar e buscar emprego. O Sine vai integrar a cidade de Campos a toda rede de empregabilidade do Brasil – destaca o prefeito Wladimir Garotinho.
O governador destacou que o estado do Rio de janeiro precisa de duas vacinas. “Neste processo em que estamos vivendo, precisamos de duas vacinas: a do braço, que é tão importante para que a gente cuide da saúde das pessoas e que estamos lutando por mais vacinas, mas tem uma segunda vacina, que também é muito importante: contra fome, miséria e desemprego”, disse Claudio Castro.
- Hoje, temos uma cruzada para retomar, mais que o trabalho, retomar a dignidade do nosso povo. Emprego é dignidade. Emprego é a pessoa voltar a se sentir valorizada e é esse emprego, é essa oportunidade que equipamentos como estes trazem. Que a prefeitura e governo do estado possam estar cada vez mais unidos. Que nós possamos nos imanar mesmo para que as empresas saibam onde buscar o trabalhador e para que ele seja qualificado e volte a ter oportunidade de emprego - reforça o governador.
O secretário estadual, Leonardo Vieira, destacou o empenho do governador Cláudio Castro em recuperar o Estado do Rio de Janeiro, que teve a situação agravada com a pandemia da Covid-19. “Nós vivemos uma pandemia na saúde, mas também precisamos enfrentar a pandemia do emprego e recebi essa missão. Nem os mais antigos viveram uma situação pandêmica como estamos vivendo hoje e um desafio de cuidar da saúde das pessoas e, também, de recuperar a economia. No que depender da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda e do governo Cláudio Castro, tenho certeza de que, em breve, vamos viver dias melhores porque dignidade é emprego”, disse o governador, lembrando que, nos últimos três meses, o Estado do Rio de Janeiro vem liderando a abertura de novos postos de trabalho.
O secretário Marcelo Mérida também destacou a importância desta inauguração. “Momento de alegria e satisfação poder estar entregando estes dois instrumentos tão importantes para a população de Campos, em um processo extremamente rápido e dinâmico. Resultado de um trabalho que vai gerar oportunidades para a população de Campos e região. Obrigado ao governador, ao secretário para fazer essas entregas que tanto a população de Campos precisa”, disse o secretário, lembrando que a entrega dos dois equipamentos acontece no dia do padroeiro de Campos, Santíssimo Salvador.