Notícia no detalhe
Donana está se transformando em um Bairro Legal
Falta pouco para Donana se transformar em um Bairro Legal. As obras seguem em ritmo acelerado, com as construções das elevatórias, por onde passarão o esgoto que será despejado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). São 34 ruas pavimentadas, em um total de 16,5 km, com investimento de R$ 28 milhões, que está mudando a vida dos moradores. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o final de março deste ano. O Programa Bairro Legal também está presente no Distrito de Ururaí e nos bairros Parque Eldorado, Jardim Eldorado, Novo Eldorado, Jardim Ceasa, Vila Industrial, em Guarus, e mais recentemente na Penha.
Segundo o aposentado Roberto de Souza, 55 anos, ao longo de quase 20 anos o bairro era intransitável. “As obras estão ficando 100% e isso graças à Prefeita Rosinha Garotinho, que está fazendo um excelente trabalho. Sabemos que toda obra causa transtorno, mas estamos satisfeitos, pois todo sacrifício para o bem estar do povo é válido”, disse Roberto, lembrando que a última obra realizada em Donana foi em 1992.
A autônoma Valéria Ferreira, 47, afirmou que o bairro passou por uma transformação. “As ruas eram cheias de buracos e muitos carros se quebravam quando passavam por elas, sem contar quando chovia, que era um horror. Depois dessas obras, o bairro está ficando mais valorizado e isso é gratificante pra gente. Eu moro aqui há mais de 20 anos e só agora estamos vendo melhora na rede de esgoto. Antes tínhamos que correr atrás de caminhão para esgotar as fossas”, relatou.
De acordo com a dona de casa, Ana Maria Pessanha dos Santos, 59, Donana está virando uma cidade, onde os netos já podem brincar a vontade e sem medo de poeira. Para a doméstica Carla Beatriz Moreira Nogueira, 36, se não fosse a Prefeita Rosinha Garotinho, os moradores iriam continuar transitando em meio aos buracos. O comerciante Márcio de Souza Silva, 40, informou que as pessoas só elogiam o trabalho que está sendo realizado. “Nós sofríamos muito com o abandono do bairro”, afirmou.
Fase - O coordenador de Infra-estrutura, Antonio José Petrucci (Tom Zé), esclarece que a parte da pavimentação está 98% concluída, faltando apenas onde se encontram as elevatórias. “Depois disso, nós vamos aterrar as fossas das residências, fazendo a ligação das casas à rede de esgoto e construir calçadas onde hoje estão as fossas”, explicou.
O coordenador informou, ainda, que desde o início das obras, em primeiro de janeiro de 2010, até hoje, cerca de 250 homens foram empregados. São profissionais, como operador de máquinas, pedreiro, técnico de segurança do trabalho, carpinteiro, armador, calceteiro, mecânico, topógrafo e rasteleiro. “Este será o primeiro Bairro Legal a ser entregue”, adiantou.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18