Encarregados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Pré-Hospitalares (UPH) participaram da aula inaugural do curso de Gestão de Pessoas “Cuidando de quem Cuida”. O Prefeito Wladimir Garotinho participou da abertura do curso, falou sobre a importância do bom atendimento e anunciou a intenção de criar em Campos, uma rede de atenção secundária através de Centros de Especialidade Médica Municipal.
“Este encontro tem como objetivo unir os responsáveis pelos postos de saúde, para que todos sigam numa única direção, qualificando o atendimento. Já vimos que alguns postos possuem problemas pontuais e que, em outros, essas questões já foram resolvidas. Esta é uma interação entre os gestores dos postos, para que possamos ter um trabalho sendo prestado da melhor forma, principalmente na ponta que é a população”, afirmou o prefeito.
O curso, cujo tema principal é a humanização e acolhimento na atenção básica, uniu as Secretarias de Saúde, Governo e Educação Ciência e Tecnologia. O Secretário de Governo, Juninho Virgílio, relatou a importância da padronização. “Quando recebi o convite do prefeito de assumir a secretaria de Governo, recebi a determinação de visitar uma UBS por semana. Nessas visitas, em conversa com dr. Charbell, vimos a necessidade de fazer essas reuniões com os administradores, a fim de unificar o atendimento, conforme determina o prefeito. Sabemos das dificuldades, sabemos que não estamos no cenário ideal, mas precisamos tratar as pessoas que buscam essas unidades com respeito e carinho que nós gostaríamos de ser atendidos.
O Subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção de Saúde, Charbell Kury, explica sobre o evento, enfatizando a importância da empatia entre líderes, liderados e pacientes. “Cuidando de quem cuida é um evento capitaneado pela secretaria de Governo, que uniu a de Saúde e Educação, para trabalharmos os que lideram, a fim de melhorar o atendimento ao cidadão e acolhimento aos servidores, trabalhando questões como empatia, diferença entre ser chefe e ser líder, com objetivo final de disseminar essa empatia para a população. As pessoas que chegam na unidade básica de saúde precisam ser acolhidas, respeitadas na sua necessidade e dificuldade”.
A pedagoga, Débora Morais, que faz parte da equipe de gestão da Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia, informou que esta é a primeira formação continuada voltada para gestão de pessoas. Débora esclareceu que o curso vai acontecer uma vez ao mês de forma presencial e a cada 15 dias remotamente.
Clínica de Especialidades – Na ocasião, Wladimir Garotinho falou sobre a intenção de criar o Centro de Especialidade Médica Municipal, numa ação de realizar o atendimento secundário, pós UBS à população. “Estamos trabalhando em cima de um projeto que está sendo elaborado por dr. Charbell e a equipe dele, que é Centro de Especialidade Médica Municipal. Nunca existiu em Campos essa atenção secundária, a gente tem o posto de saúde, que é a atenção primária e a partir daí o paciente é encaminhado para o Hospital. Esse não é o melhor modelo, não é assim que funciona nas principais cidades. Nelas existem clínicas de especialidades e pretendemos implementar aqui em nossa cidade”, explicou o prefeito que, após a conclusão do projeto, deve levar a proposta ao Conselho Municipal de Saúde.