O prefeito Wladimir Garotinho recebeu, na manhã desta quinta-feira (12), em seu gabinete, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT - RJ), Leive Márcio Rodrigues de Assis, e o chefe do Serviço da Unidade Local de Campos dos Goytacazes, Paulo Celso Areas, a fim de consagrar o termo de compromisso da cessão do prédio onde funcionava a sede da Unidade Ferroviária da extinta RFFSA, no Parque Rodoviário, para a Prefeitura de Campos. A absorção de via municipal no perímetro urbano da BR-356/RJ, entre a rua Estilac Leal e Shopping Estrada, também foi pauta do encontro.
Por meio virtual, participou da reunião a deputada federal Clarissa Garotinho, que intermediou a cessão do prédio junto ao diretor de Infraestrutura Ferroviária do DNIT, Marcelo Chagas. Olhando para a região, a deputada também agendou uma reunião, na próxima semana, em Brasília, entre o prefeito Wladimir e o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, com a finalidade de afinar as intervenções que vão ser realizadas a partir da emenda de bancada no valor total de R$ 10 milhões, sendo que, 50% do valor foi liberado pela deputada.
O prefeito considerou importante a presença do superintendente no município, no qual pode tratar dos dois assuntos em pauta. “Recebemos o superintendente do DNIT-RJ para tratar da absorção de via urbana para duplicação da BR-356/RJ e sobre a cessão do antigo prédio da RFFSA, que se encontra pouco aproveitado pela autarquia, para funcionar a nova Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. Além de tratarmos a duplicação da Rua Estilac Leal até Shopping Estrada, para tirar o fluxo de carga pesada de dentro da cidade. Não é uma obra complexa, é basicamente o alargamento de pista. Já temos recurso reservado de emenda de bancada, no valor de 10 milhões, conseguida ano passado, que eu articulei junto com minha irmã, a deputada Clarissa e, agora, vamos ter uma reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio para acelerar a obra”, pontuou Wladimir.
O superintendente do DNIT-RJ, Leive Márcio, achou proveitoso o encontro. “Conseguimos tratar de assuntos de importância, tanto para o município quanto para nossa autarquia. A primeira demanda foi solicitada por parte da deputada Clarissa Garotinho, sobre a cessão para o município de um prédio público sob responsabilidade do DNIT. Estamos em processo de desmobilização do prédio, com a retirada dos móveis e acervos, e acredito que num período de, no máximo 60 dias, já esteja disponível para o município”.
MOBILIDADE URBANA – A segunda pauta do encontro visa desafogar o trânsito do local. “A cidade já padece de transtornos oriundos do tráfego de longa distância, que cruza o perímetro urbano da cidade, principalmente por meio da circulação intensa de caminhões. Então foram propostas algumas intervenções, como a melhora da capacidade da rodovia BR-356/RJ, no trecho urbano. Intervenções simples como a criação de mais uma faixa de rolamento, para cada uma das pistas. A previsão do Porto do Açu é que, em 2025, cerca de 1.500 caminhões trafeguem pela BR-356/RJ, passando pela área urbana de Campos. Hoje são cerca de 300 veículos de carga. Olhando para um futuro não distante, o prefeito já está trabalhando com observância na necessidade de infraestrutura que tire esse tráfego de dentro da cidade”, destacou Leive Márcio.
Além do vice-prefeito Frederico Paes, do subsecretário de Planejamento Urbano, Sérgio Mansur, do secretário de Desenvolvimento, Humano e Social, Rodrigo Carvalho, do chefe de Gabinete da deputada Clarissa, Thiago Ferrugem, e do presidente do Instituto Municipal de Transito e Transporte (IMTT), Nelson Godá, participaram do encontro os vereadores Álvaro Oliveira, Diego Dias, Leon Gomes e Bruno Pezão.