A vacinação contra a Covid-19 em Campos chegou à última faixa etária da população adulta, nesta terça-feira (17), e com registro de grande adesão dos jovens de 18 anos, que logo nas primeiras horas de vacinação já se apresentavam em grande número nos mais de 20 postos de imunização distribuídos pela cidade. Abrigando atualmente dois postos, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) recebeu o secretário de Saúde, Adelsir Barreto, o subsecretário e o diretor de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) respectivamente, Charbell Kury e Rodrigo Carneiro, respectivamente, além de Bruna Araújo, diretora da Diretoria de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), que iniciaram a aplicação da vacina.
Entre as centenas de jovens que receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 estão as amigas Laysa Almeida e Yasmin Araújo. Elas celebraram o momento, pois acreditavam que só iriam tomar a vacina no próximo ano. “Muita gratidão por está finalmente recebendo a vacina. Foi bem antes do esperado. Estou muito grata aos profissionais de saúde. Agora é continuar nos protegendo, seguindo as medidas protetivas contra a Covid-19 e esperar essa fase terminar”, declarou Yasmin. “Estava muito ansiosa. Agora que tomei a vacina estou muito feliz e aliviada, principalmente pela minha família. Me protegendo estou protegendo minha família”, completou Laysa.
Outro que festejou a imunização foi o morador do Parque Califórnia, Arthur Vitor Alvarenga Batista. “É uma sensação diferente, ainda mais sendo um dos primeiros. Sou muito grato”, afirmou o jovem, que estava acompanhado da mãe. “Quanto fui imunizada fiquei pensando muito nos meus filhos. Hoje o sentimento é de gratidão. Seja a vacina que for, se imunizem. Continue usando máscara e em isolamento, pois são medidas importantes para não se infectar com essa doença”, aconselha Vitória Gomes de Alvarenga Batista, que disse agora esperar que a vacina chegue para o filho mais novo, de 8 anos.
Adelsir Barreto disse que o momento é de felicidade e confiança de que toda população será imunizada e, assim, ter melhores momentos na nossa cidade. "O município está aplicando a vacina, inclusive faço aqui um apelo à população que não falte quando chegar a sua faixa etária. É mais seguro se vacinar do que ficar esperando repescagem, seja para primeira ou segunda dose”, disse. A expectativa do secretário é de que ainda este mês seja concluída a aplicação da primeira dose para população preconizada pelo Ministério da Saúde, incluindo adolescentes entre 12 e 17 anos.
A chegada da vacina para o público de 18 anos também foi comemorada pelo subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury, afirmando que “quando falamos em prevenção, essa é a melhor estratégia para proteger a população. A vacina é uma das maiores estratégias em saúde pública que tem para reduzir uma doença”. Segundo Charbell, três estratégias mudaram o rumo da história. São elas: o saneamento básico, os antibióticos e a vacinação.
“Estamos vivendo um momento histórico, pois esta é a campanha de vacinação mais difíceis de todos os tempos, com doses limitadas para períodos limitados de intervenção, uma doença que desafia todos nós pela multiplicidade de variantes. Doença que tem um vírus RNA que é extremamente mutante, que a cada hora vai tentando sobrevier e nos desafiar e a cada intervenção que fazemos ele responde. Em muitas das vezes essa resposta é mais agressiva se transformando em um vírus mais transmissível, mais letal, com maior aplicação em internação e letalidade. Então, enquanto poder público, vivemos numa eterna guerra”, declarou o subsecretário que reforça o pedido para que a população continue se cuidando.
NOVA REMESSA— A Secretaria da Saúde recebeu, nesta terça-feira (17), mais 6.482 doses das vacinas contra a Covid-19, sendo 5.662 doses da Pfizer e 860 de AstraZeneca. A vacinação contra a Covid-19 teve início de 19 de janeiro. Até esta segunda-feira (17), o município já havia imunizado 280.719 pessoas com primeira dose. Desse total, 126.695 já receberam a segunda dose. Há outros 10.645 que receberam a dose única da vacina.