Teve início nesta quinta-feira (19), a XIV Conferência Municipal de Assistência Social de Campos com o tema “Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. O evento aconteceu online e foi aberto pelo presidente do Conselho Municipal, Henrique Oliveira, e pela vice, Eliana Feres, e contou a participação do secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, do deputado Bruno Dauaire, e do vereador Maicon Cruz. A transmissão feita pelo Youtube contou com interprete de libras.
“Quero agradecer a presença e colaboração de todos na realização da Conferência. Vamos perder direitos. Vamos lutar de maneira firme para não perdermos o que demoramos para conquistar. As conferências serão fundamentais para evitar o retrocesso”, disse o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Henrique Oliveira.
O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, começou sua explanação comentando sobre o Dia de Luta da Pessoa em Situação de Rua e destacou os avanços da política pública desde o início do governo do Prefeito Wladimir Garotinho. De acordo com o secretário, houve um aumento de 124% nos atendimentos às pessoas em situação de rua.
“Nos próximos meses vamos aumentar o número de vagas para os usuários, dando mais conforto e qualidade. Nosso governo pensa nas pessoas que mais precisam. A gente conta com a sociedade civil e os profissionais do SUAS para a construção das políticas públicas”, finaliza o secretário.
Deputado estadual e ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Humano e Direitos Humanos, Bruno Dauaire, ressaltou a importância do fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Criamos uma rede de proteção social durante nossa gestão na secretaria. Trouxemos o Restaurante do Povo por meio do RJ Alimenta para a cidade de Campos. Hoje, como parlamentar, coloco meu mandato a disposição de todos. Queremos ver todas as políticas públicas sendo executadas”, destacou Bruno, ressaltando os grandes índices de pessoas em vulnerabilidade social no Estado.
Importante foi o depoimento do usuário, José Márcio Pereira da Costa, 52 anos, que foi encontrado pelo Centro Pop e, agora, trabalha como pintor. Atualmente ele está acolhido no Grupo Espírita Francisco de Assis, instituição cofinanciada pela secretaria.
“Há dois meses atrás viajei e invadiram minha casa. Perdi tudo. Fiquei sem perspectiva de vida. Através do Centro POP, hoje estou trabalhando e tendo onde dormir. Só tenho agradecer de coração”, disse. A assistente social, Fernanda Cordeiro, responsável pela Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, apresentou o Diagnóstico Socioterritorial.
Heloiza Mesquita, ministrou a palestra com o tema da Conferência “A rede que vamos construir e as notícias que vamos ver nos jornais, depende de nós. Que essa conferencia seja um encontro de inspirações. De forma remota ou presencial, precisamos garantir que a assistência social seja direito do povo, resultando em menos desigualdade e mais proteção social”.
A Conferência prossegue nesta sexta-feira (20) com os eixos temáticos e a plenária final que vai deliberar as sugestões para a Conferência Estadual e Nacional.