Notícia no detalhe
Exposição “Arte em sucata eletrônica” é destaque na Unicamp
O artista plástico Ricardo Salgado representou Campos no Trote da Cidadania, da Universidade de Campinas (Unicamp), com a exposição “Arte em sucata eletrônica”, tendo como contexto a logística reversa – política ambiental de reaproveitamento de insumos. O trabalho do artista foi descoberto através da matéria sobre a mostra, publicada no site da Prefeitura (www.campos.rj.gov.br).
- A organização Trote da Cidadania foi fazer uma pesquisa sobre lixo eletrônico e descobriram que eu estava fazendo uma arte eletrônica bem diferente, primeiro pela aplicação do lixo eletrônico na arte; segundo pelas peças terem movimento; e terceiro pelo reaproveitamento de carregador de celular, que é uma peça descartada, muitas vezes, com seu pleno funcionamento, um trabalho inédito – conta Ricardo.
A plataforma de petróleo com movimentos e sem a utilização de nenhuma espécie de material novo, foi um dos destaques da exposição. “Um professor de Robótica achou interessante e vai colocar um trabalho como tarefa para os alunos”, informa Ricardo, que considerou positiva sua participação no evento, em Campinas.
- Eu tive a oportunidade de falar dos atrativos que a minha cidade oferece, do pólo universitário e também que temos uma governante com os olhos voltados para o futuro, que dá amplo apoio à cultura e que valoriza os artistas locais. Por isso, faço um agradecimento especial à Prefeita Rosinha Garotinho pela sua determinação em oferecer cultura à população sobre todos os aspectos. Eu sou fruto desta oportunidade – ressalta o artista.
Ele participou do evento na quarta-feira (23), a convite da organização Trote da Cidadania, da Unicamp. “Eu agradeço também o apoio do secretário de Meio Ambiente, Humberto Nobre; do secretário de Comunicação Social, Mauro Silva; e da presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Auxiliadora Freitas, por terem acreditado no meu trabalho”. A mostra foi visitada por 200 pessoas, entre alunos veteranos, calouros, professores e funcionários da Unicamp.
Exposição – A exposição “Arte em sucata eletrônica" pode ser visitada pelos moradores e veranistas do Farol às sextas, sábados e domingos, das 8h às 16h30, no estande das secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, ao lado das piscinas infantis, até o final do Verão da Família. A mostra reúne 18 peças, como aviões com movimentos, o que atrai adultos e crianças.
- Eu espero fazer um circuito nas escolas e nas universidades, pois tenho o desejo de ajudar outras pessoas. A melhor maneira que temos de ajudar nosso planeta é resolvendo o problema do nosso próprio lixo - destaca.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/12/2025 15:58:50 Prefeito Wladimir Garotinho inaugura obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores
- 20/12/2025 14:49:26 Divulgado resultado do Processo de Consulta Eleitoral para gestores de escolas
- 20/12/2025 12:45:44 Papai Noel é atração especial do "Vem pro Jardim" neste domingo
- 20/12/2025 12:04:00 Festa natalina leva alegria às crianças internadas na pediatria do HFM
- 20/12/2025 08:48:44 Casais que vão participar do Casamento Comunitário ganham Dia de Beleza
Prefeito Wladimir Garotinho inaugura obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores
2012 14h49Divulgado resultado do Processo de Consulta Eleitoral para gestores de escolas
2012 12h45Papai Noel é atração especial do "Vem pro Jardim" neste domingo
2012 12h04Festa natalina leva alegria às crianças internadas na pediatria do HFM
2012 08h48Casais que vão participar do Casamento Comunitário ganham Dia de Beleza
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
5Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez
6Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos




















