Notícia no detalhe
Exposição “Arte em sucata eletrônica” é destaque na Unicamp
O artista plástico Ricardo Salgado representou Campos no Trote da Cidadania, da Universidade de Campinas (Unicamp), com a exposição “Arte em sucata eletrônica”, tendo como contexto a logística reversa – política ambiental de reaproveitamento de insumos. O trabalho do artista foi descoberto através da matéria sobre a mostra, publicada no site da Prefeitura (www.campos.rj.gov.br).
- A organização Trote da Cidadania foi fazer uma pesquisa sobre lixo eletrônico e descobriram que eu estava fazendo uma arte eletrônica bem diferente, primeiro pela aplicação do lixo eletrônico na arte; segundo pelas peças terem movimento; e terceiro pelo reaproveitamento de carregador de celular, que é uma peça descartada, muitas vezes, com seu pleno funcionamento, um trabalho inédito – conta Ricardo.
A plataforma de petróleo com movimentos e sem a utilização de nenhuma espécie de material novo, foi um dos destaques da exposição. “Um professor de Robótica achou interessante e vai colocar um trabalho como tarefa para os alunos”, informa Ricardo, que considerou positiva sua participação no evento, em Campinas.
- Eu tive a oportunidade de falar dos atrativos que a minha cidade oferece, do pólo universitário e também que temos uma governante com os olhos voltados para o futuro, que dá amplo apoio à cultura e que valoriza os artistas locais. Por isso, faço um agradecimento especial à Prefeita Rosinha Garotinho pela sua determinação em oferecer cultura à população sobre todos os aspectos. Eu sou fruto desta oportunidade – ressalta o artista.
Ele participou do evento na quarta-feira (23), a convite da organização Trote da Cidadania, da Unicamp. “Eu agradeço também o apoio do secretário de Meio Ambiente, Humberto Nobre; do secretário de Comunicação Social, Mauro Silva; e da presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Auxiliadora Freitas, por terem acreditado no meu trabalho”. A mostra foi visitada por 200 pessoas, entre alunos veteranos, calouros, professores e funcionários da Unicamp.
Exposição – A exposição “Arte em sucata eletrônica" pode ser visitada pelos moradores e veranistas do Farol às sextas, sábados e domingos, das 8h às 16h30, no estande das secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, ao lado das piscinas infantis, até o final do Verão da Família. A mostra reúne 18 peças, como aviões com movimentos, o que atrai adultos e crianças.
- Eu espero fazer um circuito nas escolas e nas universidades, pois tenho o desejo de ajudar outras pessoas. A melhor maneira que temos de ajudar nosso planeta é resolvendo o problema do nosso próprio lixo - destaca.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18