O almoxarifado central da secretaria de Administração e Recursos Humanos, além dos arquivos mortos da secretaria de Administração e, também, da Fazenda, ganhou nova sede, no Centro da cidade. O arquivo morto – local que guarda documentos importantes que não estão sendo utilizados no momento, mas que precisam ser guardados – funcionava na Avenida XV de Novembro e, a partir de agora, estará na Rua Treze de Maio, em frente à Igreja São Francisco de Assis.
O secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, explicou que o objetivo é garantir maior proximidade entre as secretarias e o arquivo, desta forma, seguindo o programa do governo do prefeito Wladimir Garotinho, de racionalização de custos com imóveis.
“Foram três momentos: O primeiro foi de serviços da prefeitura que estavam em imóveis alugados, transferidos para prédios próprios. Depois aluguéis antigos e em prédios insalubres, para aluguéis em prédios novos não insalubres, aproveitando valores menores de locação. E, em seguida, imóveis a curto e médio prazos, sem destinação, que estão sendo vendidos. Neste caso do espaço do arquivo morto, aqui temos excelente localização e melhor condições para os servidores que atuam no local”, explica Wainer Teixeira.
Apesar das duas secretarias dividirem o mesmo espaço, os setores serão divididos em ambientes. O almoxarifado central abastece de material de consumo e de material de expediente.
“Estamos preparando um esquema de segurança forte contra incêndios e furtos, pois os arquivos mortos têm todas as documentações das secretarias, como pastas funcionais e processos com mais de 100 anos”, explicou o secretário de Administração.
O subsecretário da administração da secretaria de Fazenda, Luis Haddad, também falou sobre a importância da nova sede. “O local onde estavam nossos documentos era bem insalubre e agora é próximo à Secretaria de Fazenda. Agora não tem risco de molhar ou de mofar. Um excelente local para esses tipos de documentos”, declarou.