Desde o dia 31 de julho, a gestão do Hospital Ferreira Machado (HFM) instituiu um novo modelo no atendimento e fluxo da emergência. Com isso, protocolos de atendimento, regulação e internação foram alterados reduzindo a permanência de pacientes, no setor, para uma média 24h até à devida avaliação e definição de tratamento. Objetivando uma maior integração das equipes, foram realizadas reuniões com médicos, supervisão e coordenações de enfermagem, administradores, psicologia e serviço social. Os corredores do Pronto Socorro do HFM permanecem sem leitos extras e os resultados do modelo têm sido validados pelos profissionais que atuam diversas áreas, na unidade hospitalar.
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR APROVA O MODELO
O médico do Pronto Socorro, Ícaro Nunes Galiaço, esclarece que, quando começou a sua vida acadêmica no hospital, esse problema com a permanência de pacientes nos corredores já existia, na verdade para ele sempre existiu, e ainda era vista como algo normal. “O hospital me deu a oportunidade, e tenho certeza de que não foi só a mim, de aprender e me tornar o profissional que sou hoje. Corredor não é local para nenhum paciente ficar internando, isso é desumano. Me sinto muito feliz e realizado todas as vezes que passo pelo Pronto Socorro do HFM e me deparo com os corredores vazios, fruto de muito trabalho e dedicação de todas as equipes que nele atuam", afirmou com orgulho.
Atuando como enfermeira do Pronto Socorro, Rubia Helena Fonseca de Faria, classifica que o Hospital Ferreira Machado vem conseguindo com um trabalho multidisciplinar comprometido com os pacientes de Campos e região um melhor fluxo em relação ao seu atendimento. “Temos hoje uma Enfermaria dentro do Pronto Socorro para pacientes politraumatizados, além de Enfermarias Masculina e Feminina, onde o tempo de permanência desses clientes não deve ultrapassar 24 horas de internação, sendo eles direcionados às vagas de clínica médica, cirúrgica ou traumatologia, dentro do hospital ou para outros contratualizados. Para isso, contamos com profissionais de enfermagem qualificados e focados em uma assistência humanizada. Nosso foco é manter o cliente bem assistido, atendendo suas demandas e fazendo do hospital um ambiente menos hostil. Seguimos com protocolos e rotinas para nos direcionar e manter uma assistência de enfermagem eficaz”, pontuou.
O também enfermeiro, Alexandre Alvarenga Nascimento, atualmente no setor dedicado aos pacientes graves com Covid-19, mas que já atuou em várias clínicas não esconde sua satisfação, porque há 16 anos na unidade nunca havia presenciado o corredor da emergência vazio por mais de 36h consecutivas. “A proposta da nova direção em direcionar os pacientes internados para as clínicas e com permanência máxima de 24h no Pronto Socorro, faz com que toda equipe de enfermagem e demais profissionais exerçam suas atividades com segurança ao paciente e respeitando a vida com mais dignidade. Exercendo nossas funções de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde do paciente”, afirmou.
EXPECTATIVA DE NOVOS AVANÇOS
“Esse novo modelo só foi bem-sucedido devido a união da direção com toda equipe técnica e operacional do Hospital. Sabemos que ainda teremos grandes desafios pela frente, mas estamos convictos que podemos realizar grandes coisas quando trabalhamos unidos”, salientou o diretor administrativo do HFM, Gilberto Nunes.
O superintendente do HFM e Vice-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Arthur Borges sinaliza que novas mudanças estão previstas visando sempre a qualidade no atendimento, mas as conquistas até agora já merecem destaque. “Uma mudança, por vezes não é difícil, entretanto, mantê-la é um desafio, e foi esse o feito alcançado e comemorado nesse dia. O Hospital Ferreira Machado mostrou que é possível um atendimento digno e adequado, alcançando grande evolução em qualidade. Me enche de orgulho ser parte dessa equipe que compõe a família HFM”, comemorou.