Notícia no detalhe
Uma manifestação atrás da outra pelos royalties do petróleo
Por volta das 16h, com nova queima de pneus, manifestantes reforçaram a manifestação na BR 101 (Campos-Macaé), em protesto à redistribuição dos recursos dos royalties, aprovada nesta quarta-feira (10), pelo Congresso Nacional, pondo em xeque o orçamento de diversos municípios produtores, principalmente do estado do Rio.
- O povo está dizendo que não vai interromper este movimento, que não tem hora para liberar o tráfego de veículos na rodovia, uma das mais movimentadas do país. Como prefeita de Campos, eu, que estava no Rio, vim para apoiar esta manifestação, que foi organizada por empresários e ganhou a participação de cidadãos de toda a região e de importantes organizações, como o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Acic, sindicatos Rural e dos Ceramistas, OAB e muitos outros - contou a Prefeita Rosinha Garotinho.
A prefeita disse que empresários agilizaram a colocação de banheiros químicos e que está ouvindo as solicitações dos manifestantes. “Nossa luta é para pedir socorro à Justiça, para dizer que maus políticos, com intenções eleitoreiras, estão rasgando a Constituição. Como o Supremo Tribunal Federal é o guardião da Constituição Federal, queremos mostrar que nossa esperança é na Justiça, no STF”, falou Rosinha.
O presidente da OAB/Campos, Filipe Estefan, disse que a luta é de toda a sociedade civil organizada. “Essa luta é de todos nós e é muito preocupante o comportamento do Congresso Nacional, querendo, através da aprovação de uma lei, retirar direitos garantidos a diversos municípios. Em Brasília, a prefeita de Campos esplanou muito bem como essa alteração na distribuição dos royalties é prejudicial”, alertou.
O presidente da Câmara Municipal de Campos, Nelson Nahim, também expressou a indignação do Legislativo, que estava representado na manifestação por diversos vereadores. “Essa emenda é uma aberração jurídica e, se houver mesmo a redistribuição, será como entregar os municípios produtores nas mãos de quem nada faz. Este é um protesto sério, pois sem esses recursos haverá o caos administrativo em Campos. As autoridades não podem brincar com coisa séria, com a vida da população”, falou.
O inspetor técnico da Regional Campos do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), Gustavo Manhães, fez outro alerta. “Esta é uma manifestação legítima e o Crea se faz presente, pois a engenharia é um setor que emprega uma quantidade imensa de pessoas, especialmente no setor da construção civil, que é um dos que mais cresce em todo o país. Temos projetos importantes em risco, como a construção de 10 mil casas populares pela Prefeita Rosinha Garotinho e e até o programa habitacional do Governo Federal, “Minha casa, minha vida”, pois com o corte desses recursos faltará mão-de-obra para esses trabalhos”, concluiu o representante do Crea.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 21:50:40 Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
1711 17h22Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















