Terminou nesta quarta-feira (15) os Cursos de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e Elaboração de Produtos com Pescado, ministrado pela Prefeitura de Campos, em parceria com o Senar. para qualificar pescadores e mulheres da pesca na Colônia de Pesca Z-19 no Farol de São Thomé Agregar valor à atividade da pesca com qualificação para geração de renda.
Este foi o objetivo da Prefeitura com a ministração dos Cursos de capacitação de Boas Práticas de Manipulação de Alimento, Embalagem, Armazenamento, Congelamento e o Curso de Elaboração de Produtos com Pescado, como quibe com carne de peixe, patê com carne de peixe, linguiça de peixe, nugets de peixe, fishburger (hamburger com carne de peixe) e ainda recheio com carne de peixe para pastel e torresmo da pele da tilápia.
O público alvo dos cursos ministrados entre os dias 13 e 15 deste mês de setembro foram pescadores e mulheres marisqueiras da Praia do Farol de São Thomé. A capacitação, viabilizada por meio da parceria entre a Prefeitura e o Senar (Serviço Nacional da Agricultura, Pecuária e da Pesca), foi realizada com aulas ministradas pela instrutora do Senar, Beatriz Vieira de Miranda com apoio de membros da Equipe de Pesca da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, coordenada pelo Diretor de Pesca e Aquicultura da Secretaria, Eduardo Barbosa Alves e com apoio logístico da Colônia de Pesca Z-19 do Farol de São Thomé.
O secretário da Pasta, Almy Junior, ressalta a importância das parcerias com organismos do governo do Estado e do governo federal, como é o caso do Senar, para fomentar o desenvolvimento do setor rural. “A parceria firmada com o Senar para a capacitação para o pessoal da pesca é importante para agregar valor à atividade dos pescadores e ao mesmo também é importante para a saúde da população, porque o peixe é uma fonte de proteína saudável e temos produção generosa de pescado na região do Farol de São Thomé e Baixada Campista”, analisa o secretário.
O Diretor Técnico de Pesca e Aquicultura, Eduardo Alves, que representou o Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior, junto com Jony Gonzaga Narciso e com Sabrina Cabral Rezende da equipe de Pesca e Aquicultura da Secretaria, acompanhou as instruções dos participantes dos cursos na área de serviço e na cozinha da Colônia de Pesca Z-19.
INSTRUTORA DESTACA EMPENHO DOS ALUNOS - Na avaliação da instrutora do Senar, Beatriz Vieira de Miranda, todos os alunos demonstraram empenho nas atividades, o que evidencia interesse no aprendizado e, por isso mesmo, o resultado do treinamento foi bastante proveitoso.
“Os alunos foram ótimos, turma bem participativa. Acredito que os alunos não vão ver o peixe da mesma forma. Com o peixe eles aprenderam a fazer diversas preparações. Partes que usualmente não são utilizadas, foram transformadas em petiscos de forma a agregar valor ao pescado. Os alunos foram ótimos, turma bem participativa. Acredito que os alunos não vão ver o peixe da mesma forma. Com o peixe foram feitas diversas preparações. Partes que usualmente não são utilizadas foram transformadas em petiscos e assim vão agregar valor ao pescado”, concluiu a instrutora do Senar.
A aluna Sheila Werneck Martins concatenou o sentimento dos alunos participantes do curso: “Foi uma experiência marcante para mim e com certeza para os demais colegas que participaram do curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e Produção de Produtos com Pescado. Tivemos três dias de confraternização e aprendizado importante que pode mudar nossas vidas com a produção de petiscos. A professora Beatriz do Senar, o diretor de Pesca e Aquicultura e os técnicos Jony e Sabrina da Prefeitura, envolvidos na ministração do curso são pessoas capacitadas e com muito boa vontade para ensinar. Agradeço a Deus pela oportunidade que me deu em poder conviver com essas pessoas e obter conhecimentos importante para nossas vidas”, analisa Sheila Werneck.