Notícia no detalhe
Oswaldo Lima vai comemorar Dia Nacional da Música Clássica
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima vai comemorar neste sábado (5), o Dia Nacional da Música Clássica, a partir das 11h, na reformada Rodoviária Roberto Silveira. Na oportunidade, vai se apresentar a Cia Musicatto com um quinteto de dois violinos, clarineta, violoncelo e piano, apresentando o show “Villa Lobos e o clássico nosso de cada dia” com peças do homenageado Heitor Villa Lobos e outros compositores brasileiros, como Ernesto Nazaré, Chiquinha Gonzaga e Chico Buarque.
No repertório, as músicas “Trenzinho Caipira”, “Canto do Cisne Negro”, “Melodia” e “Bachiana”, de Villa Lobos; “Odeon”, de Ernesto Nazaré; “Corta a Jaca”, de Chiquinha Gonzaga; “A Banda”, de Chico Buarque; e um pout-pourri de marchinhas como “Tico Tico no Fubá” e “Brasileirinho”. O quinteto será formado por Sara Cesário (violino), Amaro Neto (violino), Raquel Rangel (clarineta), Monalisa Toledo (violoncelo) e Fernan Morales (piano).
A vice-presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Maria Helena Gomes, explicou o objetivo do evento. “Como a Fundação Oswaldo Lima é uma Fundação de cultura, ligada diretamente à música e ao teatro, entre outras artes, decidimos fazer essa homenagem a Villa Lobos, pela sua importância para a música brasileira. Fizemos a escolha de um local apropriado, que é a rodoviária. Vamos aproveitar os passageiros embarcando para as praias. Queremos que as pessoas fiquem felizes e maravilhadas”, afirmou Maria Helena.
Dia Nacional da Música Clássica - Instituída em 13 de janeiro de 2009 pelo então Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, a data é uma homenagem ao aniversário do maestro Heitor Villa Lobos, considerado o maior expoente da música modernista do Brasil. No dia 22 de junho de 1960, o Presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, já havia assinado o decreto nº 48379, formalizando a criação do Museu Villa-Lobos, no bairro de Botafogo, no Rio, com a finalidade de preservar o acervo e divulgar a obra do maestro.
Ao longo desses 50 anos, o museu tem desenvolvido diversos projetos nas áreas cultural e educativa, através da edição de livros e discos, da realização de festivais, concursos internacionais e concertos didáticos, além do atendimento à pesquisa.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/12/2025 15:58:50 Prefeito Wladimir Garotinho inaugura obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores
- 20/12/2025 14:49:26 Divulgado resultado do Processo de Consulta Eleitoral para gestores de escolas
- 20/12/2025 12:45:44 Papai Noel é atração especial do "Vem pro Jardim" neste domingo
- 20/12/2025 12:04:00 Festa natalina leva alegria às crianças internadas na pediatria do HFM
- 20/12/2025 08:48:44 Casais que vão participar do Casamento Comunitário ganham Dia de Beleza
Prefeito Wladimir Garotinho inaugura obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores
2012 14h49Divulgado resultado do Processo de Consulta Eleitoral para gestores de escolas
2012 12h45Papai Noel é atração especial do "Vem pro Jardim" neste domingo
2012 12h04Festa natalina leva alegria às crianças internadas na pediatria do HFM
2012 08h48Casais que vão participar do Casamento Comunitário ganham Dia de Beleza
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
5Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez
6Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos




















