Notícia no detalhe
Oswaldo Lima vai comemorar Dia Nacional da Música Clássica
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima vai comemorar neste sábado (5), o Dia Nacional da Música Clássica, a partir das 11h, na reformada Rodoviária Roberto Silveira. Na oportunidade, vai se apresentar a Cia Musicatto com um quinteto de dois violinos, clarineta, violoncelo e piano, apresentando o show “Villa Lobos e o clássico nosso de cada dia” com peças do homenageado Heitor Villa Lobos e outros compositores brasileiros, como Ernesto Nazaré, Chiquinha Gonzaga e Chico Buarque. 
No repertório, as músicas “Trenzinho Caipira”, “Canto do Cisne Negro”, “Melodia” e “Bachiana”, de Villa Lobos; “Odeon”, de Ernesto Nazaré; “Corta a Jaca”, de Chiquinha Gonzaga; “A Banda”, de Chico Buarque; e um pout-pourri de marchinhas como “Tico Tico no Fubá” e “Brasileirinho”. O quinteto será formado por Sara Cesário (violino), Amaro Neto (violino), Raquel Rangel (clarineta), Monalisa Toledo (violoncelo) e Fernan Morales (piano).
A vice-presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Maria Helena Gomes, explicou o objetivo do evento. “Como a Fundação Oswaldo Lima é uma Fundação de cultura, ligada diretamente à música e ao teatro, entre outras artes, decidimos fazer essa homenagem a Villa Lobos, pela sua importância para a música brasileira. Fizemos a escolha de um local apropriado, que é a rodoviária. Vamos aproveitar os passageiros embarcando para as praias. Queremos que as pessoas fiquem felizes e maravilhadas”, afirmou Maria Helena.
Dia Nacional da Música Clássica - Instituída em 13 de janeiro de 2009 pelo então Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, a data é uma homenagem ao aniversário do maestro Heitor Villa Lobos, considerado o maior expoente da música modernista do Brasil. No dia 22 de junho de 1960, o Presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, já havia assinado o decreto nº 48379, formalizando a criação do Museu Villa-Lobos, no bairro de Botafogo, no Rio, com a finalidade de preservar o acervo e divulgar a obra do maestro. 
Ao longo desses 50 anos, o museu tem desenvolvido diversos projetos nas áreas cultural e educativa, através da edição de livros e discos, da realização de festivais, concursos internacionais e concertos didáticos, além do atendimento à pesquisa.
- Últimas Notícias adicionadas
- 31/10/2025 12:21:28 Meia Noite no Museu: Pulseiras de acesso ao evento podem ser retiradas nesta sexta
- 31/10/2025 12:05:31 Hospital São José recebe Lions Clube Campos para distribuição de brinquedos
- 31/10/2025 11:54:32 Saúde avalia resultados da série histórica de indicadores e define metas
- 31/10/2025 10:50:40 Reinauguração do Palácio da Cultura marca novo ciclo para a arte em Campos
- 31/10/2025 10:08:07 Limpeza Pública com equipes atuando no entorno de cemitérios para Dia de Finados
Meia Noite no Museu: Pulseiras de acesso ao evento podem ser retiradas nesta sexta
3110 12h05Hospital São José recebe Lions Clube Campos para distribuição de brinquedos
3110 11h54Saúde avalia resultados da série histórica de indicadores e define metas
3110 10h08Limpeza Pública com equipes atuando no entorno de cemitérios para Dia de Finados
3110 08h31Campos tem experiência reconhecida pela Fiocruz em plataforma nacional
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos

















