O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, comemorado no último sábado (18), foi marcado com ações de limpeza, conscientização e preservação da natureza, com recolhimento de lixo na orla da praia de Farol de São Thomé. O evento, promovido pela secretaria municipal de Meio Ambiente, contou com a participação de funcionários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), secretaria de Serviços Públicos e Guarda Civil Municipal (GCM).
Cerca de 70 pessoas se inscreveram voluntariamente no estande do Meio Ambiente para participar da limpeza de uma extensão de 800m da orla. O resultado foi a coleta de 300kg de materiais, entre eles, copos, garrafas descartáveis, sacolas, garrafas de vidro e outros.
Cada inscrito recebeu luvas e sacolas plásticas, distribuídas pela secretaria de Meio Ambiente, para participar das ações, realizadas todo terceiro sábado do mês de setembro, dedicado à conscientização e limpeza dessas áreas.
O Coordenador Técnico do Centro de Educação Ambiental (CEA), ligado à subsecretaria de Meio Ambiente, Wilson Duarte, explica: "Foram recolhidos 300kg de material em um período de uma hora de ação, em um pequeno trecho de cerca de 800m. Foi uma ação de limpeza simbólica, contando com aproximadamente 70 voluntários inscritos, marcando este dia de conscientização e cuidados com a natureza", disse Wilson Duarte.
“É extremamente importante despertar essa consciência nas pessoas sobre o problema do descarte irregular de lixo e os resultados negativos que podem causar à natureza”, declarou o empresário e morador da praia, que também participou da ação, Bruno Invyk.