Nesta terça-feira (20), Dia da Árvore, 50 mudas das espécies Pata de Vaca, Pau de Ferro e Aroeira Vermelha, variedades da mata atlântica, doadas pelo Centro de Educação Ambiental (CEA), foram plantadas na área do bosque da Infraero, junto ao Aeroporto Bartolomeu Lisandro. O CEA é ligado à subsecretaria de Meio Ambiente, responsável pela ação que, desde as primeiras horas, realizou plantio de mudas em outros dois pontos da cidade, totalizando 62 mudas plantadas.
A primeira-dama, Tassiana Oliveira, acompanhada da filha, Gabriella Oliveira, além de representantes da Infraero, do CHC do Brasil Táxi Aéreo e do CEA, realizaram o plantio. O objetivo simbólico foi promover a educação ambiental e despertar o interesse do cidadão em cuidar do meio ambiente. Tassiana Oliveira falou sobre a importância do plantio:
“Hoje, no Dia da Árvore, estamos aqui presentes nessa ação tão importante, onde foram plantadas mais 50 mudas de árvores, fora outras que já foram plantadas em outros pontos da cidade. A intenção é, também, incentivar outras pessoas a realizar essa ação de grande importância para nosso futuro e das nossas crianças”, disse.
Segundo o coordenador de Educação Ambiental do CEA, Júlio Carlos Júnior, o plantio nesta terça-feira marca o Dia da Árvore. “Neste Dia da Árvore, a equipe operacional do CEA se mobilizou para fazer uma programação de plantios e, estimulou a sociedade a plantar e cuidar das árvores de nossa Campos”, explica Júlio Carlos.
João Zeferino, técnico da empresa CHC do Brasil Táxi Aéreo, diz que, com essa ação, a empresa busca trazer um futuro melhor para as próximas gerações. “A campanha é uma integração com a Infraero, Prefeitura de Campos e a CHC do Brasil Táxi Aéreo. Temos como objetivo manter todas as operações sustentáveis para garantir um futuro melhor para nossos filhos, operadores, entre outros. Temos um pessoal comprometido com o meio ambiente. Nosso foco é garantir a sustentabilidade e trazer um futuro melhor”, detalhou.
O gerente do CHC, Antônio Lopes, relata que a empresa faz essas ações como forma de integração com a comunidade. “A empresa procura trabalhar com essas campanhas para trazer a sociedade mais próxima. Devido à pandemia, não foi possível reunir crianças e adolescentes, mas hoje foi o pontapé inicial para outras ações. Além de Campos, outros locais das nossas bases estão realizando essa ação. Com a comunidade por perto, traz mais segurança para nossas operações e é sempre bom buscar eficiência e materiais mais simples sustentáveis”, destacou.
PLANTIO PELA CIDADE - O primeiro plantio foi em frente à Subsecretaria de Meio Ambiente, que funciona na Avenida Oswaldo Cardoso de Melo, no Parque São Caetano. Neste local foram plantadas duas mudas de pau-brasil e mais duas de ipês. Em seguida teve continuidade na rotatória entre as Avenidas Presidente Kennedy e Alberto Lamego, onde foram plantadas oito mudas de ipês. Esse último plantio foi realizado através de parceria com o Projeto Campos + Verde. Somente este ano foram plantadas 110 mudas no município.
CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Mais de duas mil mudas de árvores nativas e frutíferas podem ser encontradas no viveiro do CEA. Além do plantio, as mudas de árvores nativas e frutíferas também são usadas para doação e troca por materiais recicláveis. O endereço do CEA é Avenida Senador José Carlos Pereira Pinto, número 300, Parque Calabouço, em Guarus.