Com o objetivo de reconhecer, reafirmar e refletir sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência, foi celebrado, na tarde desta terça-feira (21), o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. O ato comemorativo aconteceu no Educandário São José Operário e contou com a participação do prefeito Wladimir Garotinho, da primeira-dama Tassiana Oliveira, e do secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho.
Durante a abertura, o prefeito ressaltou importância das instituições no atendimento à pessoa com deficiência. “Agradeço as entidades por serem um braço da prefeitura para fazer o bem. Vocês não estarão sozinhos. O meu compromisso, enquanto for prefeito de Campos, é lutar pelas pessoas que mais precisam. Tudo aquilo que for possível, assim faremos”, destacou.
Wladimir Garotinho, enquanto deputado federal, destinou R$ 550 mil para cinco instituições, além da entrega de um carro 0 km para a Obra do Salvador.
No evento aconteceu uma roda de conversa com representantes da Apoe, Apae, do São José Operário, Ong Esportes Sem Fronteiras e Apape, seguida da mesa com representantes do Ministério Público e das Comissões da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Campos) e da Câmara Municipal de Campos.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Raul Ferrarez Alves, a data demostra as habilidades e os avanços na luta das pessoas com deficiência na vida social. “Fiquei muito feliz com a presença do prefeito Wladimir Garotinho e sua esposa, pois mostra o compromisso com a causa. Como pessoa com deficiência visual, vamos lutar para desenvolvermos ainda mais nossas potencialidades. Estamos conseguindo superar as dificuldades, e com o apoio de todos, conseguiremos avançar mais”, ressaltou Raul.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social cofinancia 702 vagas, por meio do termo de fomento, com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Educandário São José Operário, Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe), Associação de Pais de Pessoas Especiais (APAPE), o que garante atendimento as pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social.
A prefeitura mantém a Residência Inclusiva que atende 11 usuários, que contam com seis refeições e acompanhamento médico e multidisciplinar.
O secretário, Rodrigo Carvalho, destacou a preocupação da gestão no fortalecimento das políticas públicas. “Encontramos muitas dificuldades, mas com dialogo e comprometimento, vamos superar. Não se constrói uma cidade destruída durante quatro ano em apenas oito meses. Ninguém faz nada sozinho. O trabalho das entidades consolida as ações do município e assegura o direito de diversas famílias com todo o suporte necessário”.
Participaram do evento o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Luciano Viana, e os vereadores Marcos Elias, Leon Gomes e Bruno Vianna.
Lei – O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi oficialmente instituído por meio da Lei nº 11.133, de 2005, depois de ter sido comemorado informalmente desde a década de 1970, impulsionado pelo ativista Cândido Pinto de Melo, fundador do Movimento Pelo Direito das Pessoas Deficientes (MDPD).