O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, promoveu reunião com os profissionais selecionados para atuarem no Projeto Estação Educação. O encontro aconteceu nesta terça-feira (21), no auditório do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional (Sinasefe) - Seção Sindical do IFF Fluminense. A coordenadora pedagógica do Projeto, Neidimar Abreu, e o gerente de Mídias Digitais da Secretaria, Welliton Rangel, também participaram da reunião.
Marcelo afirmou que os profissionais receberão um chromebook com rastreador para ajudar no planejamento das atividades. Além disso, serão remunerados na condição de Regime Especial de Trabalho (RET), e atuarão em horário diverso de seu exercício da docência. "É justo que a gente faça com que valha a pena para os servidores que, até este momento, têm trabalhado com os próprios recursos. O Projeto visa promover a equidade entre os alunos, especialmente em tempos de afastamento social, minimizando os impactos da pandemia na rede municipal de educação, e vai contemplar, principalmente, os estudantes excluídos digitalmente", explicou o secretário.
O projeto envolverá a gravação de videoaulas dos diversos componentes curriculares da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e EJA; e visa garantir o avanço qualitativo da educação, segundo Welliton. “Serão construídas, inicialmente, salas-estúdio preparadas com 24 câmeras, iluminação, microfone e outros recursos, em 12 unidades escolares, além da sede da Seduct, para que os professores apresentem conteúdos previstos para cada semana de aula, por meio de “estações”, separadas por níveis educacionais”, explicou Welliton.
Para a professora Fernanda Pereira, da Escola da localidade de Marrecas, “o projeto vai ajudar muito aos pais a acompanharem o que está sendo realizado nas escolas da rede municipal de ensino de forma mais frequente”, disse.
O objetivo é criar um acervo de materiais didático-digitais interativos e dinâmicos, com abordagens metodológicas dialogadas, contextualizadas e problematizadoras, que sirvam como instrumentos potencializadores das aprendizagens sistematizadas e formalizadas nas escolas e para além delas, estando ao alcance de toda comunidade educativa e de todos aqueles que desejarem.
Segundo Neidimar, o professor poderá fazer uso de diferentes materiais para preparar suas aulas e gravações dos diversos componentes curriculares, mas o conteúdo didático-pedagógico que norteará o trabalho será disponibilizado pela Secretaria. "As aulas preparadas pelos professores selecionados deverão ter caráter inovador, com utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação, metodologias ativas, como também, materiais concretos, histórias, entre outros instrumentos didáticos. Os selecionados deverão participar de curso de formação continuada em formato híbrido promovido pela Secretaria", informou Neidimar.
O resultado final, com a relação dos professores de ensino virtual selecionados para o Projeto, foi publicado no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) e pode ser acessado
AQUI.
Os profissionais participaram de capacitação promovida pelo Departamento de Animação Cultural da Secretaria no final do mês de agosto. A capacitação aconteceu no Museu Histórico de Campos e contou com oficinas de teatro, jogos de escuta, de corpo, voz e orientações para a dinâmica com câmera de TV.