“Não fiquem caladas! Estamos aqui para defender e ajudar todas vocês”. Foi com essa frase que o prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado pela esposa, Tassiana Oliveira, inaugurou o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Mercedes Baptista nesta quarta-feira (22). A solenidade contou com a presença de representantes de vários equipamentos da rede de proteção à mulher, secretários e vereadores. O hino nacional foi executado pela Banda da Guarda Civil Municipal (GCM). O Centro conta com atendimento interdisciplinar com psicóloga, assistente social, assistência jurídica, além de orientação e informação. O espaço ganhou uma galeria formada por mulheres que deram contribuição a Campos e, também, o Elas Clube de Finanças, que conta com uma biblioteca com livros voltados para a educação financeira, já que muitas mulheres não conseguem sair do ciclo de violência devido à dependência econômica do agressor. O Ceam funciona na Rua dos Goytacazes, número 257, no Turf Club. O local é o mesmo onde funcionou há anos o Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Niam).
O prefeito Wladimir falou sobre a importância de inaugurar um equipamento de proteção à mulher, reivindicação antiga de entidades ligadas às mulheres.
- Todo dia a gente trabalha com empenho e tentando construir maneiras de atender a população. Mesmo na dificuldade, é possível cuidar de pessoas. Esse equipamento vai completar a rede de assistência à mulher no município. Não fiquem caladas! Estamos aqui para defender e ajudar todas vocês. É uma pena que tenhamos que inaugurar espaços como esse porque é sinal de que a violência contra a mulher está crescendo, infelizmente, mas nós como poder público não vamos ficar inertes ao que está acontecendo e vamos inaugurar espaços como este para dar atendimento, carinho, atenção e cuidar de todos vocês. Se sintam acolhidas, abraçadas e protegidas -, ressalta Wladimir, lembrando também da participação do deputado estadual Bruno Dauaire, enquanto esteve secretário estadual de Desenvolvimento social e Direitos Humanos.
A subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana, destaca que o Ceam trouxe uma nova perspectiva nos direitos das mulheres. “Era o que a gente precisava para completar os equipamentos especializados no enfrentamento do combate à violência. No Ceam, a gente vai poder não só ouvir como acompanhar essa mulher e está oferecendo, de forma integral, tudo que ela merece e todos os seus direitos. Nos últimos dias, temos visto muitas notícias de mulheres que foram corajosas em denunciar. É muito importante falar aqui que poucas denunciam e isso é triste porque temos uma estatística de subnotificação muito grande”, disse Josiane.
A delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Ana Paula Carvalho, também comemorou a inauguração do Ceam, que complementa a atuação da Deam, e lembrou da promessa feita pelo prefeito Wladimir. “Na qualidade de mulher, moradora de Campos e, principalmente, delegada da Deam, a inauguração do Ceam, para mim, hoje é um alívio. Na primeira reunião que a gente teve, o prefeito prometeu a criação do Ceam e hoje está cumprindo”.
- Eu cuido da parte criminal de diversos tipos de violência que atingem as mulheres todos os dias, a cada minuto. Tenho a certeza absoluta de tudo que já vi e acompanhei que essa mulher, sem apoio social, psicológico e criação de trabalho e renda, ela não consegue se libertar desse ciclo. Saio daqui hoje com a certeza de que meu trabalho vai ser mais efetivo e essas mulheres vão ter o acompanhamento necessário para se livrar desse ciclo de violência – disse a delegada.
O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, falou sobre as notificações no país e ressaltou o papel do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), porta de entrada para assistência a todo tipo de violência que, em parceria com o Ceam, promoverá um avanço na política de defesa e proteção das mulheres. Também participaram a presidente da OAB/Mulher, Kelly Victer; a secretária da diretoria de Mulheres da OAB/Rio, Priscilla Nunes, secretária de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon); a secretária de Cultura de Quissamã, Kitiely Freitas, que também representou a deputada federal, Clarissa Garotinho, e a prefeita Fátima Pacheco, além da Patrulha Maria da Penha, o major Tibério, representando o comando do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Manuelli Ramos e a diretoria da ONG Mulheres Que Fazem, do Parque Nova Canaã.
A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), Edna Calheiros, falou sobre o simbolismo do equipamento para Campos. “Este equipamento vai contribuir para a extensão de uma política especializada. Nós, enquanto Cedim, estamos aplaudindo de pé”. Também participaram da solenidade os vereadores Pastor Marcos Elias, Leon Gomes, Edson Batista, Diego Dias, Dandinho de Rio Preto, Hélio Nahim, Silvinho Martins e Marquinho do Transporte, além de representantes dos coletivos "As Marias da Baixada", "Raízes da Terra de Fazendinha" e União Brasileira de Mulheres (UBM).