Oficinas virtuais e bate-papos híbridos e virtuais movimentaram, esta sexta-feira (24), décimo primeiro dia do 4º Festival Doces Palavras (FDP!). No Teatro Municipal Trianon, foyer e plateia receberam diversas atividades, em um dos dias mais intensos do evento que termina neste domingo (26). O FDP! tem a realização da Prefeitura de Campos, através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). A programação completa está disponível no endereço: https://eventos.iff.edu.br/4fdp. Todo o conteúdo do evento é transmitido pelo canal da FCJOL no YouTube (
AQUI)
No período da tarde, o relançamento dos livros de alguns membros da Associação de Autoras e Autores Campistas (AAAC), abriu a grade de atividades híbridas, no palco do Trianon, com a mediação da presidente da AAAC, Sylvia Paes. Em seguida o bate-papo “Memórias pelos olhos da alma”, mediado pelo jornalista Matheus Berriel, promoveu o encontro do professor, Marcelo Sampaio e da assistente social, Conceição Muniz, falando sobre seus livros que tratam das memórias de suas vidas.
No período da noite, o foyer do Trianon recebeu o bate-papo “Campos (somente) dos Goitacá”, mediado pelo coordenador da Casa das Artes Alpha, Antônio Cardoso, com a participação do cientista Social, professor e pesquisador da temática indígena, Renan Torres. Em seguida, o saudoso ator e diretor, Antonio Roberto de Góes Cavalcanti, o Kapi, foi homenageado em um bate-papo mediado pelo jornalista, Ocinei Trindade, com as participações do jornalista, Aluysio Abreu Barbosa e da atriz, Adriana Medeiros.
“Por mais um dia, os encontros híbridos foram maravilhosos, nos revelando bonitas histórias, homenagens e valorizando nossos escritores. Seguimos com um FDP! diferenciado, fruto da união entre a municipalidade e a sociedade civil”, avaliou a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.
Atividades virtuais – A agenda virtual começou com a Oficina Literária para Crianças “Criação de um vídeo-poema”, ministrada por Morgana Mendes. Em seguida, o bate-papo “Literatura Infantil Campista: Introduzindo os pequenos no mundo das letras”, foi a atração, com as participações de Denise Tinoco, Maria Lúcia Futuro Muhlbauer e Carmen Eugênia Sampaio. A Oficina da Arte da Doçaria Campista “Doce de mamão e Chuvisco - receitas de geração para geração”, ministrada por Eliana Goulart Silva Leite, foi a atração de encerramento da programação da manhã.
No período da tarde, a primeira atividade virtual foi o bate-papo “João de Oliveira, nosso eterno Curumim” - homenageando o artista plástico campista que faleceu no mês de maio -, com a mediação da coordenadora do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard e as participações do filho do artista, Uno de Oliveira e da professora de artes, Jane Rangel. A Oficina de Arte Popular “Arte com barro”, ministrada por Márcia Teixeira Côrtes, encerrou a agenda virtual do décimo primeiro dia do 4º FDP!.
O FDP! 2021 tem a correalização da Câmara Municipal de Campos e do Instituto Federal Fluminense; curadoria da Academia Campista de Letras (ACL) e da Associação de Imprensa Campista (AIC), junto de mais de 20 entidades públicas e privadas e apoio cultural da Femac Móveis e da Loja Lobão.