Encerrado neste domingo (26), o 4º Festival Doces Palavras (FDP!) teve seu último dia marcado por uma programação bastante movimentada, com eventos virtuais e híbridos. No foyer do Teatro Trianon, doceiras e artesãs encerraram a exposição de seus produtos. Todo o conteúdo do FDP! 2021, foi transmitido no canal da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), no YouTube (AQUI).
O evento teve a realização da Prefeitura, através da FCJOL; correalização da Câmara Municipal de Campos e do Instituto Federal Fluminense; curadoria da Academia Campista de Letras (ACL) e da Associação de Imprensa Campista (AIC), junto de 28 entidades públicas e privadas e apoio cultural da Femac Móveis e da Loja Lobão.
No começo da tarde, o primeiro encontro realizado no palco do Trianon foi o bate-papo “Literaturas Negras importam: Um olhar campista sobre a Produção Literária Étnico-racial”, com a mediação da jornalista Cláudia Eleonora e as participações dos professores Adriano Moura e Edimilson Mota.
O segundo bate-papo híbrido do dia, com o tema “Cultura Campista nas Redes Sociais: Influenciadores em Defesa da Memória e da Identidade Local”, foi mediado pelo jornalista Edmundo Siqueira, com as participações da coordenadora do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard e da coordenadora do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, Rafaela Machado.
No período da noite, o primeiro bate-papo no foyer do Trianon, foi “A sociedade caricaturada nos traços de Gilberto Assad” – tributo ao cartunista falecido em 2020. –, mediado pelo jornalista Maurício Xexéo, com as participações do artista plástico Genilson Soares e do jornalista, Cássio Peixoto. O último bate-papo do FDP! 2021 foi “Literatura regada a cerveja”, mediado pelo professor Romualdo Braga, com as participações do diretor de Cervejaria, Fábio Carvalho e do professor e escritor, Cristiano Pluhar.
“Todos os eventos híbridos e virtuais do 4º FDP! foram marcantes. Agradecemos aos mediadores, debatedores, oficineiros, artistas e, principalmente, ao público que presencial ou virtualmente acompanhou nossa programação”, disse a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.
Atividades virtuais – A primeira atividade virtual do último dia do 4° FDP! foi a Contação de História do livro “Peixinho Chico e o Girino Giló”, de Eleonora Sardinha, apresentada pela instrutora de Artes e Ofícios, Isabela de Souza. Em seguida, foi apresentado o bate-papo “Grafite Campista na resistência da cultura urbana”, mediado pela produtora Cultural, Anna Franchesca, com as participações dos artistas Andinho Ide e Jhony Misterbod.
A última Oficina da Arte da Doçaria Campista foi apresentada por Dayse Souza Cruz e Nathália Souza Cruz, visitando doceiras tradicionais de Campos, que relataram suas histórias na profissão.
A Oficina de Arte Literária para Crianças com o tema “Produção de texto a partir da literatura produzida no município de Campos dos Goytacazes, em especial a obra “Muros impalpáveis – Recorte poético da cidade de Campos”, de autoria de Ronaldo Jr, ministrada pelo autor, encerrou a agenda de oficinas do 4° FDP!.
A última atividade virtual do Festival foi o bate-papo sobre Livros Digitais, mediado pelo presidente da Associação de Imprensa Campista (AIC), Wellington Cordeiro, com as participações dos jornalistas e escritores, Jorge Rocha e Wesley Machado.