Notícia no detalhe
Prefeita Rosinha e governador Cabral convocam para ato no Rio
Com o objetivo de convocar a população para participar do ato público em defesa dos royalties, realizado na próxima quarta-feira (17), na Cinelândia, às 16h, a prefeita Rosinha Garotinho, presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) fez, nesta sexta-feira (12), mais uma maratona pelas emissoras de rádio e televisão da cidade. Na Diário FM, ela falou, por telefone, com o governador Sérgio Cabral, que reforçou o convite para a mobilização, que vai contar com a participação de prefeitos, deputados, artistas e sociedade civil organizada. A concentração será na Candelária com passeata pela Avenida Rio Branco até chegar à Cinelândia.
Durante a participação do governador, ele elogiou a postura da prefeita à frente do movimento “Justiça para quem produz”, que conta com a participação de prefeitos de municípios produtores. “A prefeita Rosinha está de parabéns, como presidente da Ompetro, liderando este grupo de prefeitos para o encontro comigo e o presidente Lula e, depois, com o presidente do Supremo [Supremo Tribunal Federal], ministro Gilmar Mendes”, disse o governador.
A prefeita lembrou que, desde que o movimento foi iniciado, todas as decisões foram tomadas em conjunto com os prefeitos e representantes da sociedade civil. “Aqui, em Campos, em nenhuma manifestação e nenhum ato se toma decisões isoladas. Alertei, convoquei a sociedade civil organizada, os prefeitos da Ompetro e, a partir do momento que a sociedade civil entra na luta em defesa dos royalties, eu não tomo nenhuma decisão isolada. A manifestação de ontem na BR não foi coisa da minha cabeça. Na reunião preparatória que fizemos para o ato público do dia quatro, esta proposta foi feita e, assim como as outras, foi posta em votação e aprovada por unanimidade pela pessoas presentes”, disse Rosinha Garotinho.
- Não só a Prefeitura de Campos perde com esta emenda. Cada empresa que participou de licitação e está fazendo obras na cidade vai ter que parar e pessoas serão demitidas. Isso vai quebrar o comércio e Campos vai virar uma “Serra Pelada”. Vamos ter recursos para a folha de pagamento e, assim mesmo, vamos ter que entrar na Justiça para não ter que responder pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) - frisa a prefeita de Campos, citando como exemplo de injustiça cometida com a emenda o fato de cidades que não recebem o impacto da produção de petróleo, como Teresina (PI), receberem R$ 23 milhões com a redistribuição, enquanto Campos ficará com apenas R$ 1,5 milhão.
O governador chegou a falar que tem esperanças de que a aprovação da emenda, que redistribui os royalties do petróleo, seja revertida no Senado. “O Senado é a Casa revisora da Câmara, é a Casa que representa os estados brasileiros. Esta emenda foi aprovada de maneira avassaladora e irresponsável pelo Congresso Nacional porque está se tirando os direitos do Estado do Rio de Janeiro. Este é um precedente perigosíssimo, além de ser ilegal e inconstitucional esta emenda”, destaca Cabral.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 19:27:15 Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
- 15/05/2025 18:49:17 Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
- 15/05/2025 18:38:46 Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
- 15/05/2025 18:29:54 Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
- 15/05/2025 16:36:32 Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
1505 18h49Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
1505 18h38Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
1505 18h29Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
1505 16h36Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional