Notícia no detalhe
Prefeita Rosinha e governador Cabral convocam para ato no Rio
Com o objetivo de convocar a população para participar do ato público em defesa dos royalties, realizado na próxima quarta-feira (17), na Cinelândia, às 16h, a prefeita Rosinha Garotinho, presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) fez, nesta sexta-feira (12), mais uma maratona pelas emissoras de rádio e televisão da cidade. Na Diário FM, ela falou, por telefone, com o governador Sérgio Cabral, que reforçou o convite para a mobilização, que vai contar com a participação de prefeitos, deputados, artistas e sociedade civil organizada. A concentração será na Candelária com passeata pela Avenida Rio Branco até chegar à Cinelândia.
Durante a participação do governador, ele elogiou a postura da prefeita à frente do movimento “Justiça para quem produz”, que conta com a participação de prefeitos de municípios produtores. “A prefeita Rosinha está de parabéns, como presidente da Ompetro, liderando este grupo de prefeitos para o encontro comigo e o presidente Lula e, depois, com o presidente do Supremo [Supremo Tribunal Federal], ministro Gilmar Mendes”, disse o governador.
A prefeita lembrou que, desde que o movimento foi iniciado, todas as decisões foram tomadas em conjunto com os prefeitos e representantes da sociedade civil. “Aqui, em Campos, em nenhuma manifestação e nenhum ato se toma decisões isoladas. Alertei, convoquei a sociedade civil organizada, os prefeitos da Ompetro e, a partir do momento que a sociedade civil entra na luta em defesa dos royalties, eu não tomo nenhuma decisão isolada. A manifestação de ontem na BR não foi coisa da minha cabeça. Na reunião preparatória que fizemos para o ato público do dia quatro, esta proposta foi feita e, assim como as outras, foi posta em votação e aprovada por unanimidade pela pessoas presentes”, disse Rosinha Garotinho.
- Não só a Prefeitura de Campos perde com esta emenda. Cada empresa que participou de licitação e está fazendo obras na cidade vai ter que parar e pessoas serão demitidas. Isso vai quebrar o comércio e Campos vai virar uma “Serra Pelada”. Vamos ter recursos para a folha de pagamento e, assim mesmo, vamos ter que entrar na Justiça para não ter que responder pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) - frisa a prefeita de Campos, citando como exemplo de injustiça cometida com a emenda o fato de cidades que não recebem o impacto da produção de petróleo, como Teresina (PI), receberem R$ 23 milhões com a redistribuição, enquanto Campos ficará com apenas R$ 1,5 milhão.
O governador chegou a falar que tem esperanças de que a aprovação da emenda, que redistribui os royalties do petróleo, seja revertida no Senado. “O Senado é a Casa revisora da Câmara, é a Casa que representa os estados brasileiros. Esta emenda foi aprovada de maneira avassaladora e irresponsável pelo Congresso Nacional porque está se tirando os direitos do Estado do Rio de Janeiro. Este é um precedente perigosíssimo, além de ser ilegal e inconstitucional esta emenda”, destaca Cabral.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















