Meio ambiente, com foco no saneamento básico e na prevenção ou soluções para alagamentos, foi o tema, nesta terça-feira (28), da reunião promovida pela Casa Civil Municipal para integrar a atuação das secretarias de Campos em projetos, obras e serviços afins. A reunião contou com a participação do gerente de Engenharia da Concessionária Águas do Paraíba, Silas Almeida.
O secretário de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio ambiente, Claudio Valadares, explicou que uma ação, em conjunto com a concessionária, está sendo pensada para resolver problemas comuns. “Temos, por exemplo, problemas com ligações clandestinas de esgoto, que acaba sendo despejado na rede de drenagem de águas pluviais e, de lá para valões e canais da cidade. Em alguns pontos, quando chove muito, o esgoto acaba jorrando das galerias. A rede de águas pluviais é de competência da Prefeitura e a de esgoto da Águas do Paraíba. Daí a importância de estudarmos juntos os problemas, para alçarmos uma solução que atenda os interesses de toda a população”, destacou o Valadares.
Sobre o problema, o secretário citou uma situação verificada, entre outros lugares, na Estrada do Carvão, onde a rede coletora de esgoto praticamente não é utilizada e todo material despejado vai, através das galerias de águas pluviais, para o Canal Aurora e, de lá, para o Canal Tocos.
O representante da Águas do Paraíba colocou a concessionária à disposição para as correções necessárias e afirmou que Campos tem um dos melhores sistemas de tratamento de água e esgoto do estado e do país, mas que, por uma provável falta de conhecimento, muitos consumidores, que inclusive já pagam a taxa de coleta de esgoto, acabam não fazendo a correta ligação à rede coletora. Outro assunto discutido foi sobre as condições da rede da concessionária em alguns locais que deverão receber obras e que deve suportar trânsito mais intenso. Conforme o gerente de Engenharia, nesses pontos, se “a rede for rasa para aguentar o tráfego, a concessionária tem condições de efetuar obras para rebaixar galerias”.
De acordo com o secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino, os assuntos, que voltarão a ser discutidos na próxima terça-feira (05), estão relacionadas à preocupação do governo de, em tempo hábil, apresentar e aplicar ações que resolvam os pontos de alagamentos na cidade, especialmente com a previsão de um verão de muitas chuvas volumosas.
Participaram da reunião o secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto; os subsecretários de Serviços Públicos, Fred Rangel; e de Posturas, subtenente Jackson Souza; o comandante da Guarda Municipal, Wellington Levino; além de subsecretários e representantes do Desenvolvimento Econômico e Turismo; Obras e Infraestrutura, Meio Ambiente e Instituto Municipal de Trânsito e Transporte.