Será realizada entre os dias 1º e 29 de outubro, a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes com idade entre 2 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Em Campos, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), irá iniciar a imunização na próxima segunda-feira (04). O Dia “D” da campanha de multivacinação ocorrerá no dia 16 de outubro, em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde e Ministério da Saúde.
“Iremos começar a campanha na segunda-feira, porque a partir deste dia a aplicação da vacina contra a Covid-19 ficará suspensa nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que passarão a ser utilizadas na multivacinação. Não iremos misturar imunizantes nas unidades e, por isso, decidimos começar na próxima semana”, afirmou o diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro.
Dentro do planejamento, apenas as UBSs de Poço Gordo, Tocos e Lagamar irão fazer, além da vacina contra a Covid-19, as vacinas de rotina. “Essas unidades têm grande demanda de vacinação contra a Covid e as equipes foram preparadas para fazer os dois atendimentos”, explicou Rodrigo Carneiro.
O coordenador de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Leonardo Cordeiro, disse que todas as vacinas de rotina do calendário básico de imunização estarão disponíveis nos dias da campanha. Ele lembra que o cartão de vacinação é um documento indispensável, já que o controle de vacinas pode evitar uma série de doenças.
“Geralmente, as crianças são as que mais apresentam reações às vacinas. Por isso, a família deve redobrar a atenção no período pós-vacinação”, explicou Leonardo, destacando que, caso a criança ou o adolescente apresente alguma reação à vacina, os pais ou responsáveis devem procurar a unidade onde a mesma foi aplicada. A notificação do evento adverso é feito pela própria unidade, que encaminhará o paciente ao Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), que funciona no Centro de Saúde, anexo ao prédio da Secretaria de Saúde. De posse da notificação, o Crie irá agendar uma consulta no Ambulatório de Vacinação dos Alérgicos.
No calendário da criança, que inclui a imunização daqueles que têm até 9 anos de idade, são 13 vacinas no total. São elas: Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Polio inativada, Polio oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A e Varicela (catapora).
No calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice viral, Difteria e Tétano Adulto, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente.
As unidades de vacinação que estarão funcionarão serão:
UBS Conselheiro Josino
UBS Custodópolis
Centro de Saúde de Guarus
UBS Santo Amaro
UBS Sentinela do Imbé
Cidade da Criança
UBSF Félix Miranda
UBSF Aldeia
UPH Santo Eduardo
UBS Santos Dumont
ESF Santa Cruz
UPH Travessão
UPH São José
UBSF Poço Gordo
UBS IPS
UBS Imperial
UBSF Saturnino Braga
UBSF Patronato São José
UBS Baleeira
UPH Morro do Coco
UBSF Santa Helena
UBS Penha
UBSF Lagamar
UBS Eldorado
UBS Santa Maria
UBS Ponta da Lama
UBS Parque Rodoviário
UBSF Parque Prazeres
UPH de Ururaí
UBS Ponta Grossa
UBS Morangaba
UBS Lagoa de Cima
UBSF Jamil Ábido
UBS Tocos