Cerca de 400 profissionais da Educação estão inscritos no Curso Tecnologias para a Sala de Aula, oferecido pela Coordenação dos Laboratórios de Tecnologias Digitais da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. A capacitação prossegue até dezembro deste ano e ensina a utilizar o Workspace for Education, que é um conjunto de ferramentas e serviços gratuitos do Google adaptados para escolas e organizações de educação domiciliar. Segundo o secretário da pasta, Marcelo Feres, trabalhadores de diversas áreas participam da formação, que acontece de segunda a quarta em diferentes horários.
“O curso é um sucesso e de alta qualidade. São cinco turmas com cerca de 80 pessoas cada, incluindo pedagogos, professores, diretores, supervisores, professores de laboratório, entre outros. A própria equipe da Coordenação dos Laboratórios de Tecnologias Digitais criou um site lincado com o Centro de Aprendizagem da Google para mostrar aos professores que é possível produzirem sites de aprendizagem, utilizando a ferramenta do google workspace, para que eles possam, além de pesquisar, terem acesso a toda a programação que está sendo desenvolvida”, afirmou Marcelo.
De acordo com a coordenadora do setor, Anna Karina Vieira de Azevedo y Oviedo, a programação conta com dois eixos: o primeiro sobre ferramentas de produtividade e colaboração; o segundo sobre sala de aula digital. Acesse
aqui e confira.
“Para cada eixo há várias ferramentas do workspace. Iniciamos o curso pela utilização do email institucional. Ao final, daremos uma tutoria onde entraremos em contato com os professores para sanar as dúvidas. A carga horária é de 20 horas. Mas nossa meta para o próximo ano é criar dez turmas com cerca de 70 a 80 professores em cada turma e oferecer carga horária de 40 horas”, adiantou Anna Karina.
A orientadora pedagógica da Escola Municipal João Batista Azeredo, em Travessão, Suely Matias Lourenço é uma das alunas do curso e falou da satisfação de participar. “Algumas coisas eu tinha noção, mas não conhecia com propriedade. Depois dos encontros, aprendemos como utilizar vários recursos dentro do workspace. O próprio gmail, por exemplo, eu usava muito pouco. No curso vi que tem muito mais utilidade, como google drive, google classroom, planilhas do google, etc. Gostaria muito que todos os professores passassem a utilizar essas informações fornecidas pela Seduct, pois precisamos estar dia a dia renovando. É necessário romper com ideia de que tecnologia é coisa para adolescente, pois é para todo mundo. Parabenizo a equipe maravilhosa, as professoras são muito capacitadas e nos dão segurança, fazem com que a gente não tenha medo de perguntar e de aprender”, comentou Suely.
Dentre os objetivos do curso, Anna Karina destacou alguns: “apresentar os aplicativos do Google Workspace voltados para gestão e para o ensino; estimular o uso das tecnologias para a eficiência, a inovação e a colaboração na gestão escolar; possibilitar a simplificação das tarefas administrativas através de ferramentas de comunicação eficiente; incentivar o uso das tecnologias na sala de aula, tornando-as mais flexíveis, inclusivas, colaborativas e interativas; incentivar a inovação pedagógica na sala de aula através do uso das ferramentas digitais; desenvolver as competências de compreensão, uso e criação de TDICs nas prática diária do professor; promover experiências de aprendizagem mais inovadoras e envolventes; promover e incentivar o letramento digital dos educadores tendo em vista a qualificação profissional dos mesmos”.
DEPOIMENTOS
Prof.ª Marcia Guimarães Fraga Oliveira - E.M. Conselheiro Josino
“Tenho criado formulários para os meus alunos e tenho criado atividades. Aprendi muito e continuo aprendendo.”
Prof.ª Cheila Nunes - Creche Escola Monteiro Lobato
“Estou amando o curso, está me ajudando muito. O curso é de grande importância, principalmente agora que fomos pegos de surpresa com a pandemia e a utilização de novas tecnologias tanto para professor quanto para aluno. Nesse momento, sem a tecnologia ficaria inviável o aprendizado. Essa troca de experiência com o aprendizado de novas tecnologias facilitou muito nosso trabalho. Ainda temos muito para aprender pois esses meios não são para ser usados somente nesse momento de caos, mas sim ao longo do trabalho nos anos seguintes. Agradeço a toda equipe que está empenhada a ensinar e querem o melhor para nós professores e para nossos alunos”.
Prof. Carlos Rego – E.M. Dr. Luiz Sobral
“Me chamo Carlos Rego, pedagogo e professor de Ensino Religioso da SEDUCT. Magistério é sempre desafio e nesse tempo, profissionais da Educação, tivemos de nos reinventar e o uso das tecnologias digitais tem sido o marco de referência para mantermos engajamento e relevância pedagógica. A atuação dos Laboratórios de tecnologias digitais da SEDUCT tem funcionado como verdadeira interface entre professores e alunos nesse tempo, destacadamente na apresentação, treinamento e oficinas de diversos aplicativos à exemplo das ferramentas do Google Workspace. Munido de tais ferramentas tenho usado sistematicamente o Google Forms, E-mail Google, Google MEET, PDF, produção e utilização de vídeos do YouTube, Google planilhas e editores de textos, Canva para criação de cards, além das plataformas WhatsApp e Telegram. Sem tal suporte dos laboratórios e também do workspace@edu.campos.rj.gov.br os resultados não seriam os já alcançados”.
Prof.ª Clécia Gomes Alexandre - E.M. Pequeno Frederico
“Estou gostando do curso, pois não tenho muita familiaridade com as tecnologias e toda informação que eu esteja ouvindo é de muita valia para meu aprendizado. E tendo oportunidade de estar em palestras com pessoas muito competentes. No momento não estou usando na escola por estar de licença, mas estou tentando praticar em casa. O curso transmite muita informação que até assusta quem não sabe nada de informática.”