Os prédios da Prefeitura de Campos, Academia Campista de Letras (ACL), Igreja da Lapa e da Catedral Diocesana ganharam iluminação especial este mês. O objetivo é chamar a atenção para o Outubro Rosa, campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Os prédios estão localizados em pontos estratégicos do município. No dia 14, acontece o “Dia de Conscientização Sobre o Câncer de Mama”, na Praça do Santíssimo Salvador, das 9h às 19h. Dos 7.500 serviços oferecidos, durante a campanha, 3.300 são exames de mamografia
Na Prefeitura de Campos, funcionam vários órgãos municipais, onde a população e os servidores buscam atendimento. A ACL é um prédio histórico, localizado dentro do Jardim São Benedito, na área central. A Igreja da Lapa é um dos cartões postais de Campos e também recebeu a iluminação especial, assim como a Catedral, ambos no Centro. As instalações vêm sendo feitas pela Subsecretaria de Iluminação Pública, ligada à Secretaria de Serviços Públicos.
A partir desta segunda-feira (04), a Secretaria Municipal de Saúde lança um aplicativo de agendamento de mamografia online e atendimentos ginecológicos e de enfermagens através das 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os agendamentos vão começar assim que endereço eletrônico estiver ativo. Todo ano, em outubro, uma campanha maciça mobiliza todo o país para a prevenção, incentivando mulheres a realizar o autoexame e a buscarem atendimentos especializados. Nos últimos 18 meses, o município registrou 1.240 novos casos de câncer de mama, o que equivale a 31% de incidência da doença. A campanha tem por finalidade de conscientizar e convocar as mulheres campistas para que cuidem preventivamente de sua saúde, contribuindo para a redução da mortalidade pela doença.
Para esse mês, a Secretaria de Saúde estará ofertando 7.500 serviços para cuidar das mulheres, sendo 3.300 exames de mamografia que poderão ser agendados através do aplicativo; no decorrer da semana nas UBSs, das 8h às 17h. Nas UBSs, durante a semana, mulheres de 50 a 69 anos poderão ter acesso a todos os serviços de rotina do atendimento de ginecologia e de enfermagem onde poderá solicitar a mamografia e também o agendamento.
- Pontualmente haverá palestras e reuniões em grupo com objetivo de conscientizar as mulheres para a necessidade de realizarem o autoexame e também fazer periódicos para que, se por ventura tiver evidência de uma neoplasia, que ela possa ser diagnosticada e iniciar o tratamento o quanto antes -, explica a diretora da Diretoria de Auditoria, Avaliação e Controle (DACA).
Alerta - Somente nos últimos 18 meses, foram registrados 1.240 novos casos de câncer de mama. Deste total, 541 foram registrados em 2021 e 328 foram em mulheres com idade entre 40 e 100 anos, o que equivale a 86% dessa faixa etária, segundo dados da DACA. O secretário de Saúde, Paulo Hirano, ressalta importância do diagnóstico precoce e convoca todas as mulheres acima dos 50 anos para buscarem a informação e, principalmente que realizem o exame de mamografia.
- É extremamente importante esse mês de conscientização, de alerta e de oferta dessa porta aberta para que possamos receber essas mulheres e possamos proceder aos exames preventivos de forma a possibilitar o diagnóstico precoce do câncer de mama. Isso que interessa nesse momento e é muito importante para iniciar logo o protocolo de tratamento e, consequentemente, aliviar o sofrimento dessa doença que tem uma incidência muito grande e é o câncer que mais mata mulheres no mundo e no nosso país -, disse Hirano.
Evento dia 14 - Durante a ação do dia 14, haverá 11 tendas onde mulheres terão acesso ao atendimento de enfermagem, realizando a solicitação de agendamento ou orientação quanto ao exame de mamografia através do Centro de Referência e Tratamento da Mulher. Também haverá agendamentos para exame de mamografia, por meio da Central de Regulação, além de ultrassom de mama, atendimento de ginecologia, atendimento de enfermagem e mastologista.
Também haverá aferição de pressão, glicose, saturação com Departamento de Enfermagem (Denf); atendimento nutricional, IMC e orientação com o Departamento de Nutrição; exposição dos serviços de saúde para a mulher por meio do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (PAIMSCA). No âmbito da proteção, as mulheres poderão conhecer os serviços realizados pela Subsecretaria de Proteção à Mulher.
Faz parte da programação uma tenda específica para doação de cabelos para confecção de perucas para pacientes ontológicas. O corte de cabelos será realizado por cabeleireiros de intuições de apoio às mulheres com câncer, como os Institutos Sawana e Amigas Guerreiras, além do Instituto Nélia que fará exposição dos serviços realizados e distribuição de álcool 70%. O evento será encerrado com desfile com objetivo de valorizar a beleza das mulheres.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2021, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos de câncer de mama. Entre 2020 e 2021 a Região Norte apresentou 4.100 novos casos de neoplasias para início de tratamento nas unidades de referência, sendo a maior incidência o câncer de mama. Fora da programação do Outubro Rosa, Campos oferta mensalmente 1.500 exames de mamografia.