O Jardim São Benedito está recebendo os serviços finais para sua reinauguração no Dia da Criança - 12 de Outubro. Uma programação diversificada está sendo montada para a criançada e não ficará apenas por conta das atividades esportivas e de lazer, mas também cultural. O equipamento, fechado no governo passado, precisou ser completamente reformado.
Desde jardinagem, recuperação dos equipamentos de ginástica, quadras de esportes, banheiros, quiosques e lagos até iluminação especial, a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Campos (Codemca) contou com a parceria da Fundação Municipal de Esportes (FME) para as reformas e a atuação de secretárias para executar o projeto, que será um piloto para uma obra bem mais expressiva, a ser posteriormente executada com recursos direcionados por emenda parlamentar.
- O Jardim estava totalmente depredado. O coreto todo sujo, os lagos com vazamentos e a Academia Campista de Letras (ACL), patrimônio cultural do município, também com problemas, toda pichada e com infiltração, precisou ser pintada e ter o telhado trocado. Seguimos o padrão de cores previsto no tombamento, seguindo o da Igreja São Benedito. Também recuperamos os postes centenários e, na parte externa, na Praça Nilo Peçanha, algumas calçadas e pintura dos quiosques. Algumas partes da praça precisam de intervenções mais complexas e serão tratadas mais à frente, em um projeto mais amplo. Iniciamos a revitalização da área e o Jardim São Benedito, a partir do dia 12, voltará a ser uma área verde belíssima, podendo ser novamente aproveitado por crianças e toda a comunidade como espaço de lazer, esporte e cultura - adiantou o presidente da Codemca, Afrânio Júnior.
A Praça Nilo Peçanha ganhou super postes com luminárias em led e o coreto e a ACL iluminação temática. A Academia está com iluminação para marcar o mês de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa. No Dia 12, além de brinquedos para as crianças, como pula-pulas, piscina de bola, entre outros, a Codemca separou uma área para uma feira de artesanatos e, em parceira com o Arquivo Público Municipal e com o Museu Histórico de Campos, criará um corredor cultural no entorno da ACL e junto aos bustos históricos, que receberá a Exposição Nilo Peçanha, atualmente abrigada no Instituto Federal Fluminense (IFF) e que conta com fotos e documentos sobre o campista que foi presidente do Brasil.
FME - A Fundação Municipal de Esporte, que realizou, no Jardim São Benedito, as obras com recursos próprios, tem programação diversificada e vai iniciar várias atividades no local no Dia das Crianças. “A gente sabe quantas gerações tiveram, no Jardim São Benedito, um local de recreação, de fazer esporte, de passeio, de fazer fotos. Agora, voltaremos a ter, no local, vôlei, futvôlei, ginástica funcional de areia e na quadra, futsal, handebol, basquete convencional, basquete 3x3, aulas de danças e ritmos, yoga, tai chi chuan, alongamento, academia de musculação. Todas as atividades já tem um quantidade determinada de vagas, com reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência e também com quantitativo de vagas para idosos. Vai ser uma retomada fantástica tanto em lazer e esporte no Jardim São Benedito, com tudo 100% gratuito, dentro dos protocolos de prevenção à Covid, em um lugar privilegiado”, adiantou o diretor de Esportes da FME, Leonardo Mantena, acrescentando que a programação para a reabertura do Jardim será fechada em reunião está semana.