Foi aberta nesta segunda-feira (04), em Campos, a Campanha Nacional de Multivacinação. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes com idade entre 2 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Mais de 30 postos de vacinação estarão abertos no município até o dia 29 de outubro, quando termina a campanha, para disponibilizar as doses dos 18 tipos de imunizantes que compõem o calendário de vacinação da criança e do adolescente.
Somente na parte da manhã, pelo menos 53 crianças foram atendidas na sala de vacinas de rotina da Secretaria Municipal de Saúde, que ocupa o espaço físico do Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA1), na Cidade da Criança. A enfermeira responsável pela sala de vacinas, Maria Selma Serrão Ribeiro, explicou que, como a campanha é para atualizar a caderneta, cada criança recebe, em média, entre quatro a seis vacinas de uma só vez.
A pequena Antonela, de 1 ano e um mês foi uma das crianças vacinadas no primeiro dia da campanha. Segundo a mãe, Danielle do Rêgo Bezerra, 41 anos, a bebê já estava com a vacina da meningite agendada para tomar nesta segunda e ela aproveitou para colocar o cartão da menina em dia. “Fiquei sabendo da campanha aqui. Como ela podia tomar a da gripe também, aproveitei”, afirmou Danielle.
Em todo o país, a campanha teve início no dia 1º de outubro. Em Campos, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), optou por iniciar a imunização nesta segunda, porque, a partir deste dia, a aplicação da vacina contra a Covid-19 ficará suspensa nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que passarão a ser utilizadas na multivacinação. O objetivo da secretaria é não misturar imunizantes nos postos. Dentro do planejamento, apenas as UBSs de Poço Gordo, Tocos e Lagamar irão fazer, além da vacina contra a Covid-19, as vacinas de rotina. O dia “D” da campanha de multivacinação está marcado para 16 de outubro.
O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Charbell Kury, pede aos pais ou responsáveis que não deixem de comparecer aos postos. “Os pais têm papel importante na missão de manter a vacinação das crianças e adolescentes em dia. Quanto mais crianças vacinadas, maior o escudo de proteção. Ampliando a cobertura vacinal, evitamos que doenças como a meningite retornem”, explicou Charbell.
Dentre as vacinas disponíveis nos postos na campanha estão: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Estão disponíveis também para atualização da caderneta de adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).
UNIDADES DE VACINAÇÃO:
UBS Conselheiro Josino
UBS Custodópolis
Centro de Saúde de Guarus
UBS Santo Amaro
UBS Sentinela do Imbé
Cidade da Criança
UBSF Félix Miranda
UBSF Aldeia
UPH Santo Eduardo
UBS Santos Dumont
ESF Santa Cruz
UPH Travessão
UPH São José
UBSF Poço Gordo
UBS IPS
UBS Imperial
UBSF Saturnino Braga
UBSF Patronato São José
UBS Baleeira
UPH Morro do Coco
UBSF Santa Helena
UBS Penha
UBSF Lagamar
UBS Eldorado
UBS Santa Maria
UBS Ponta da Lama
UBS Parque Rodoviário
UBSF Parque Prazeres
UPH de Ururaí
UBS Ponta Grossa
UBS Morangaba
UBS Lagoa de Cima
UBSF Jamil Ábido
UBS Tocos
UBSF Venda Nova