Os contribuintes que possuem débito com a Prefeitura têm até sexta-feira (08) para aproveitar a oportunidade de regularizar a situação junto ao município, através do Programa de Recuperação Fiscal (Refis/2021). Foi o que aconteceu com a aposentada Alcinéia Gonçalves, 60 anos, moradora da Penha. Ela foi à secretaria negociar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do seu imóvel, através do Refis.
“Hoje fui muito bem atendida e consegui todos os dados para poder regularizar minhas dívidas. A equipe é excelente e me auxilio da melhor forma”, disse Alcinéia.
De acordo com informações da secretaria, a adesão tem sido muito boa ao programa, que oferece aos contribuintes, vantagens no pagamento à vista e, também, parcelamentos com descontos escalonados. Além do atendimento presencial, as pessoas podem agendar, através do telefone 0800-6025343 e esclarecer dúvidas. Ao todo, 20 atendentes estão atuando na Central de Atendimento para esclarecer todas as dúvidas da população, tanto de forma presencial como pelo 0800.
Também aproveitaram a oportunidade, a autônoma Conceição Mota, 58 anos, moradora do Parque Aurora e o aposentado, Amaro Luiz Gomes, 72 anos, morador do IPS, que foram negociar o pagamento do IPTU por meio do benefício do Refis.
“Estou correndo atrás do meu prejuízo e tentando regularizar o IPTU, por meio de parcelamento, pois sou autônoma e meu marido está desempregado e, com esse benefício, conseguirei ajustar as dívidas”, explicou.
Seu Amaro falou sobre a oportunidade. “Tive um excelente atendimento e consegui parcelar os meus débitos, por meio do Refis. Agora estou mais tranquilo por ter conseguido acertar minhas dividas e regularizar meu imóvel”, disse.
NOVIDADE - Para facilitar o pagamento, a Secretaria de Fazenda disponibilizou um caixa de serviço de autoatendimento, que aceita cartões de diversos bancos, no interior do próprio órgão. O pagamento também pode ser feito nas agências bancárias e nas casas lotéricas. No âmbito da Fazenda, para o contribuinte ou seu representante legal devidamente cadastrado, será possível a adesão on-line por meio do endereço eletrônico www.fazenda.campos.rj.gov.br ou, na forma presencial na sede do órgão, localizado na Rua 13 de Maio, 129, Centro, que atende uma demanda dos escritórios de contabilidade e de advocacia, que têm sido parceiros importantes.
Os descontos no parcelamento dos débitos variam de acordo com a quantidade de parcelas escolhidas. O valor mínimo da parcela é de R$ 67,01, no caso de pessoa física, e R$ 134,03, para pessoa jurídica, o que corresponde, respectivamente, a 50% e 100% do valor da Unidade Fiscal do Município (Ufica). O contribuinte poderá optar por até 36 parcelas e, no caso do Fundecam, pela própria natureza débito, em até 60 parcelas.
Prazo para IPTU Complementar – Os contribuintes que tiverem débitos a pagar do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) Complementar, em virtude de construção em terrenos que não estavam lançadas na Secretaria de Fazenda, ou ampliações em imóveis, também têm até sexta-feira (08) para contestar a cobrança. A equipe está pronta a esclarecer todas as dúvidas e apresentar as imagens aéreas do imóvel para os contribuintes, onde poderá ser feita a verificação correta da cobrança.