Com o pagamento do mês de setembro e de metade de 13º dos servidores municipais nesta sexta-feira (08), a Prefeitura vai injetar na economia do município R$ 117 milhões. Este mês, devido ao Dia das Crianças, no dia 12, data em que o comércio costuma registrar grande movimento, o prefeito Wladimir Garotinho antecipou o pagamento. Além de ser uma iniciativa que faz parte do programa de valorização do servidor, também contribui para movimentar a economia.
O município vem passando por um processo de recuperação econômica, com saldo positivo de empregos, ocupando 7º lugar no ranking de abertura de novas empresas e com o número de Microempreendedores Individuais (MEIs), até setembro, tendo superado 2020 inteiro. A expectativa dos presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/Campos), José Francisco Rodrigues, e Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Leonardo Castro de Abreu, é de que haja um crescimento de 15% nas vendas para o Dia das Crianças.
Segundo o presidente da CDL, a regularização do pagamento dos servidores e a antecipação do pagamento, antes de importante data como é o Dia das Crianças, é fundamental para o setor. “O pagamento regular dos servidores é sempre muito bem-vindo, principalmente, na véspera de uma data como o Dia das Crianças. É uma injeção de recursos na praça, que contribui para oxigenar a economia do nosso município”, explica, ressaltando ainda o pagamento de parte do 13º.
O presidente da CDL destaca, ainda, que o comércio emprega cerca de 80 mil trabalhadores em todo o município e que iniciativas como esta contribuem para a manutenção e geração de empregos. “O servidor que recebe em dia vai ao comércio para pagar uma prestação, fazer compras para ele e para a casa, comprar presentes. Então, este é um movimento que realmente traz grandes benefícios para o setor”, diz José Francisco, que está otimista para o final do ano com o avanço da vacinação contra Covid-19 e a retomada econômica do município, impulsionada por iniciativas como a do pagamento em dia do funcionalismo público.
O presidente da Acic também falou sobre a importância do pagamento do funcionalismo municipal para o comércio e, este mês, especialmente, para o movimento do Dia das Crianças. “A antecipação do 13° salário dos servidores municipais por parte da Prefeitura de Campos e a regularidade do pagamento mensal são fatores importantes para este aquecimento nas vendas para o Dia das Crianças. Os pais também encontraram no presente mais uma forma de recompensar os filhos que há 18 meses vivem parcialmente o isolamento social, devido a pandemia da Covid-19. No ano passado o setor comercial e a população viviam sobre pressão da pandemia, que era novidade para todos, comentou Leonardo Castro.
De acordo com o presidente da Acic, para atrair o consumidor, muitos empresários, principalmente do setor de brinquedos, calçados e vestuários investiram em novidades para aquecer as vendas. Os descontos na compra à vista, que pode variar de 5% a 10% é outra forma de atrair o consumidor. O presidente da Acic, Leonardo Castro incentiva a compra nas lojas locais, visando fomentar a economia municipal e na geração de empregos, concluiu.
Desde o início do ano, um calendário foi elaborado pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos e os servidores vêm recebendo em dia seus salários. Em meses anteriores, o pagamento vem sendo efetuado em quatro dias, sendo um grupo a cada dia. “Vamos este mês, mais uma vez, antecipar a data do pagamento, pagar 50% do 13º salário e pagar todos os servidores no mesmo dia. Com esforço de gestão, compromisso com os funcionários e buscando aquecer a economia da cidade, vamos antecipar os salários e pagar todos no mesmo dia”, afirma o prefeito Wladimir Garotinho.
Em nove meses, mesmo com a crise econômica, agravada pela pandemia da Covid-19, e todas as dificuldades, a prefeitura vem mantendo em dia o pagamento dos servidores. Além das nove folhas deste ano, também já pagou o mês de dezembro do ano passado e o restante do 13º salário referente a 2020, que não foi pago pela gestão passada. “Com o pagamento destas 11 folhas este ano, incluindo o que havia ficado pendente de 2020, além de estarmos em dia com os servidores, em respeito e valorização ao trabalho deles, a Prefeitura de Campos também já injetou cerca de R$ 900 milhões na economia, garantindo a manutenção de milhares de empregos no setor produtivo, principalmente, no comércio” explica o secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, ressaltando que a meta do prefeito Wladimir Garotinho é pagar 15 folhas em 12 meses.