A primeira noite do curso Digitaliza Campos, uma realização da Prefeitura de Campos em parceria com a iniciativa privada, contou com a participação de três especialistas no mercado digital: Douglas Oliveira, Letticia Soares e Gabriel Farhat. O evento foi aberto pelo prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado pela primeira-dama, Tassiana Oliveira, e contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Mérida, e do diretor de Emprego, Tarcísio Viana.
O curso segue até o início de novembro e está sendo realizado o Teatro Trianon em quatro módulos e com a participação de 12 especialistas. Especialista em marketing, Douglas Oliveira abriu o ciclo de palestras com o tema “O mercado e suas oportunidades”. Ele ressaltou que vendas são apenas a ponta do iceberg porque existem outros fatores que devem ser levados em consideração para que se alcance o resultado desejado.
Apesar de todo conhecimento e técnica necessária para se atingir as vendas, é preciso levar em consideração o fator humano. “É fundamental entender de gente. Hoje, o maior ativo de uma empresa é a atenção. O conteúdo é o novo marketing. O marketing que funciona é aquele que as pessoas escolhem prestar atenção”, disse Douglas, ressaltando a importância do planejamento para se alcançar o resultado final.
“Essa é uma grande iniciativa para que a gente possa formar profissionais e alavancar negócios, que empregam e que criam todo esse ciclo do ecossistema econômico que nós precisamos para que nossa cidade gire bem e que já é um espelho muito positivo lá fora. Estou muito feliz de dividir essa experiência com vocês”, disse Douglas, que está há cerca de 10 anos em Campos.
“Se tiver medo, vai com medo mesmo”. A criadora de conteúdo e empreendedora Letticia Soares, que possui a página no instagram @mundodaletticia, contou sua experiência e inserção profissional no meio digital. “Hoje, através desse trabalho, que pode ser home-office e, com o seu telefone, você pode alcançar milhares de pessoas. Depende do preço que você quer pagar”, disse Letticia, destacando que é necessário estudo e dedicação para se alcançar o resultado esperado.
Técnica em Petróleo e Gás, ela sonhava em trabalhar embarcada porque tinha como visão de mercado que, desta forma, ganharia muito dinheiro. Deixou para trás a antiga profissão como celetista e, há pouco mais de quatro anos, deu espaço aos novos objetivos. “A gente tem muito medo, insegurança. Se tiver medo, vai com medo mesmo. É na prática que a gente vai ver se deu certo. Às vezes, fica na indecisão de trocar o certo pelo duvidoso, mas quando a gente tem interesse em fazer aquilo dar certo, dificilmente, vai dar errado porque você está disposto a pagar o preço”.
Letticia também compartilhou dicas, erros e acertos que aprendeu através de sua experiência como influenciadora digital. Entre os erros, ela falou sobre ter vergonha para começar, medo e querer agradar a todos. “Sejam vocês mesmos. Sejam transparentes porque credibilidade é algo que se conquista. Sempre falem o que precisa ser dito.
“Tive que me reinventar na pandemia”. Uma das participantes é a Ana Paula Muniz de Oliveira. Ela é cearense, casada com campista, que conheceu em Campina Grande (PA), e está no município há cerca de oito anos. Tem um filho de três anos e, quando ele nasceu, teve que deixar o emprego em uma loja porque não tinha com quem deixar o filho.
Durante a pandemia e com o advento das mídias sociais, encontrou ali uma oportunidade. “Tive que me reinventar e, na pandemia, comecei a confeccionar máscaras e, depois, toucas de cetim. Hoje, vendo outros produtos também”, disse Ana Paula, que há um ano e três meses trabalha com vendas on-line.
Para ela, já no primeiro dia, o curso trouxe informações que vão ajudá-la a incrementar as vendas. “Está sendo um grande aprendizado todas as palestras. Com certeza, vai me ajudar a alavancar as vendas”, disse Ana Paula, que vem superando obstáculos para atuar no espaço digital.
NETWORK E RELACIONAMENTO
Morador de Campos e apaixonado pela cidade, o fotógrafo e influenciador digital Gabriel Farhat participou de um bate-papo descontraído com o diretor de Emprego, Tarcísio Viana. Conhecido pelo talento e por fotografar grandes estrelas da televisão, como Letícia Spiller, Paolla Oliveira, Cris Vianna, Érika Janusa, Carol Nakamura, Juliana Knust, Gracyanne, entre outros.
Farhat destacou que o network e relacionamento são responsáveis por cerca de 70% dos seus trabalhos. “Existe uma carência enorme para os profissionais qualificados no mercado digital. Na pandemia, principalmente, em que muitas pessoas ficaram prejudicadas em relação ao trabalho, surgiu uma nova oportunidade. Toda empresa precisa estar inserida no mercado digital”, disse o social media, ressaltando que muitas vendas são feitas pelo Instagram, tanto pelo feed, como pelo direct e pelos comentários.
“Estamos passando por um momento que é um divisor de águas. Há um tempo atrás, o Instagram ganhou uma força que assustou todo mundo. Quando ele surgiu, deixou muita gente de fora. A gente teve que se compreender que precisamos chamar o cliente para perto”, disse o fotógrafo, ressaltando a importância da interação entre o off-line e o on-line, unindo atividades presenciais com digitais.
Ele falou sobre o caminho para chegar aos 100 mil seguidores. “Antes da pandemia, eu tinha 12 mil seguidores. Durante a pandemia, estou com mais de 100 mil seguidores. Então, eu acho que você tem que começar e compreender o seu potencial. Falo muito no meus stories sobre a trava que, normalmente, as pessoas têm de não conseguir se comunicar ou gerar conteúdo porque têm poucos seguidores. Tem que começar. Meu caminho para chegar aos 100 mil seguidores foi baseado na minha verdade. Fui muito julgado várias vezes. Quero que as pessoas me sigam, mas entendam porque elas estão ali”.
Foi com muito bom humor que Farhat fechou com chave de ouro a primeira noite do curso Digitaliza Campos. Após o término do primeiro dia do curso, vários participantes interagiram nas redes sociais com mensagens, vídeos e fotos sobre o evento. No instagram, foram várias as manifestações de carinho com os palestrantes e com a qualidade do evento.