Notícia no detalhe
Dia Mundial das Águas celebrada em Campos dia 22
Dia 22 de março é Dia Mundial das Águas e, em Campos, será comemorado no cais da Lapa e nas margens do Rio Paraíba do Sul, com barcos, canoas e lanchas, com a participação de estudantes, dirigentes de entidades e voluntários. O slogan definido para evento é “Quem ama, Preserva – Jogue Limpo com o Rio”, e terá a participação de vários órgãos da municipalidade, de entidades estatais, da sociedade civil organizada e empresas.
Os participantes vão fazer um trabalho de alerta sobre a importância da preservação dos mananciais hídricos, tendo em vista que os cientistas alertam que, em 2050, pelo menos, cerca de dois bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de recursos hídricos. Dados da Organização das Nações Unidas (Onu) mostram que apenas 3% de toda a água terrestre é própria para o consumo. Os cientistas alertam que mais de 97% das águas do planeta são águas salgadas ou permanentemente congeladas.
O secretário de Meio Ambiente, Humberto Nobre, destaca que para celebrar a data, de forma marcante, uma ampla programação foi eleborada, com a particiapação de várias empresas, órgãos das diferentes esferas estatais, universidades, bombeiros, instituições esportivas e entidades comunitárias, que juntas com os diversos órgãos da municipalidade vão fazer um trabalho maciço para despertar a consciência sobre os cuidados com os mananciais.
- Vamos trabalhar, principalmente, para formar nova mentalidade nas crianças e adolescentes, porque o futuro que cada vez mais está mais próximo, pertence a elas. Se nós, adultos de hoje, não cuidarmos dos mananciais de água e do ambiente como um todo, estamos negando o direito à uma vida de qualidade para as gerações futuras - , alerta o secretário.
Humberto Nobre destaca que vão participar do grande evento junto com a Secretaria de Meio Ambiente, a secretaria de Serviços Públicos, Defesa Civil, Saúde, além das universidades: Unesa (Universidades Estácio de Sá) e Universo (Universo Salgado de Oliveira) e do 5º Grupamento de Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).
- Elaboramos projetos de ações ambientais em 2011, em parceria a empresa concessionária dos serviços de água e esgoto, Águas do Paraíba e entidades da sociedade civil organizada. Durante o Dia Mundial das Águas, faremos distribuição de folders na área central da cidade, limpeza do Cais da Lapa , desde o trecho entre a Ponte General Dutra e o final do bairro da Lapa. Será muito valiosa a participação de canoístas, barqueiros, pescadores, dentre eles os atletas da Associação de Remo de Campos, que vão participar da retirada do lixo nas duas margens do Rio Paraíba do Sul - , informa o secretáio Humberto Nobre.
Apoio de barcos - O secretário ressalta ainda que vão participar nas ações profissionais e alunos de unidades da Secretaria Municipal de Educação, da indústria de ácido lático Purac Sínteses, que fica às margens do Paraíba do Sul, no bairro da Lapa; e da Associação de Moradores da Lapa.
Através do apoio do Yatch Club Lagoa de Cima, que tem sua sede administrativa, no bairro da Coroa, às margens do Rio Paraíba do Sul; da Associação de Pescadores Esportivos; do Batalhão de Polícia Florestal; do Inea (Instituto Estadual do Ambiente); e da Associação de Pescadores Artesanais da Coroa Grande, vão ser empregados nas ações de limpeza do Paraíba do Sul, uma frota de dez barcos, duas canoas havaianas, cinco lanchas, e caiaques. Para o apoio na remoção do lixo e transporte dos funcionários, voluntários e estudantes, os órgãos da Prefeitura vão utilizar, respectivamente, retroescavadeiras, caminhonetes, e caminhões.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/03/2026 08:21:46 Totalmente reurbanizada Rua Domingos Viana será inaugurada neste domingo
- 21/03/2026 19:47:09 Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
- 21/03/2026 18:35:10 Após 30 anos de espera, Complexo Farol-Barra do Furado tem pedra fundamental lançada
- 21/03/2026 16:12:28 Atividades de educação nutricional são iniciadas em escolas da rede municipal
- 21/03/2026 14:37:43 Teatro de Bolso recebe programação diversificada com cinema, teatro e documentário
Totalmente reurbanizada Rua Domingos Viana será inaugurada neste domingo
2103 19h47Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
2103 18h35Após 30 anos de espera, Complexo Farol-Barra do Furado tem pedra fundamental lançada
2003 15h49Seminário do CIEVS/Campos apresenta cenário epidemiológico no município
2103 16h12Atividades de educação nutricional são iniciadas em escolas da rede municipal
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















