O curso de capacitação de novos agentes do Grupamento Ambiental (GAM) dos municípios de São João da Barra, que já possui seu grupamento, e Bom Jesus de Itabapoana, que está criando o seu, terá prova final nesta quinta-feira (21), às 8h, na sede da Guarda Civil Municipal, no Centro. O curso, que começou no último dia 04 e vem sendo ministrado em Campos, foi realizado em várias etapas. Ao todo, 20 agentes estão participando do curso, que desenvolve um trabalho de preservação ambiental, coibindo crimes ambientais. Nesta terça-feira (19), eles participaram de uma aula de prevenção e combate a incêndio, em São Francisco de Itabapoana (SFI) com a Brigada de Incêndio, tendo como instrutor o sargento Moura. O GAM é um dos grupamentos da Guarda Civil Municipal (GCM)
O curso teve a grade curricular baseada na legislação ambiental em vigor. A primeira palestra aconteceu logo após a cerimônia de abertura do curso, sobre Educação Ambiental e Estrutura Legal. No dia seguinte, foram abordados os temas Proteção da flora nas unidades de conservação; arborização urbana. O curso seguiu na quarta-feira (06) com os temas Captação de recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS Verde) e agroflorestal.
Durante o curso, também, foram abordados os temas Fiscalização e Licenciamento; Geometria da sobrevivência; Educação Ambiental e Estrutura Legal, consumo de água e energia; produção de resíduos; conservação da biodiversidade e dos ecossistemas; aula prática sobre equilíbrio dinâmico dos ecossistemas, além da apresentação do Centro de Educação Ambiental (CEA) Prata Tavares.
Segundo o comandante do GAM, Ronildo Almeida, os alunos aprendem no curso que o “processo de fiscalização ambiental é como um instrumento de gestão ambiental, cujo objetivo é induzir o cumprimento das normas pela sociedade. Para que esse processo seja efetivo, é preciso obter bons resultados em cada uma de suas etapas: na identificação das infrações, na autuação, no julgamento e na execução das sanções aplicadas”
A formação de novos agentes do GAM atua no combate a infrações ambientais. “O método de ensino desenvolve as habilidades essenciais para enfrentar os desafios da fiscalização contra as infrações ambientais. Além de toda a preparação para planejar operações e aplicar a legislação, os participantes ainda realizaram atividades práticas que avaliam aptidão física, capacidade de controlar conflitos, entre outras atividades. Somente após a conclusão do curso, os guardas ambientais podem ser designados para atuar na fiscalização Ambiental”.
Participaram da abertura no dia 04, além do comandante do GCM, Wellington Levino; secretário de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, Cláudio Valadares; o subsecretário de Meio Ambiente, René Justen; o subsecretário de Segurança Pública, Marcos de Oliveira Moreira; e o comandante do GAM, Ronildo Almeida.
Manuseio de animais silvestres - No dia 30 de setembro, em uma área do Horto Municipal, foi realizada uma prova de manuseio de animais silvestres que, constantemente, vem sendo resgatados pelo GAM e devolvidos ao seu habitat natural. O GAM orienta a população para, em caso de flagrante como este, que entre em contato, através dos telefones 153/(22) 98175-0758/(22) 981750785.