A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social concluiu essa semana as oficinas do programa Acessuas Trabalho. As aulas aconteceram na Associação Comercial e Industrial de Campos, quando foram realizados quatro encontros com a participação 114 jovens referenciados nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O programa do Governo Federal tem o objetivo de promover a integração dos usuários da Política de Assistência Social ao mundo do trabalho, por meio da articulação, identificação, sensibilização, desenvolvimento de habilidades e orientações necessárias.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e o Sest/Senat, foram realizadas quatro oficinas: “Habilidades para o mundo do trabalho: liderança e trabalho em equipe”, “Habilidades para o mundo do trabalho: criatividade e comunicação”, “Aspectos do mundo do trabalho e formas de inserção no mercado de trabalho”, “Mapas de oportunidades, projeto profissional e currículo”. O gerente da Subsecretaria de Qualificação e Emprego, Léo Dubary, encerrou as atividades falando sobre o mercado de trabalho na região.
Segundo a coordenadora do programa, Raquel Farias, do departamento de Programas e Projetos, a integração dos jovens e adultos e as parcerias são importantes para a construção das políticas fundamentais para a inserção dos no mercado de trabalho.
O usuário Jhonatan Jorge Batista, 16 anos, falou da importância das oficinas desse processo de mudança de ciclo educacional. “Agora sei me comportar numa entrevista de emprego. Quem puder participar, participe. Durante as aulas os professores ensinaram o caminho para conseguir um emprego”, completou.
“Aprendi coisas que não imaginava que seriam necessárias para um currículo e fui incentivada a não desistir dos meus sonhos. Tirou todas as minhas dúvidas para eu conseguir meu emprego”, comentou a aluna, Sara Custódio, 17 anos.