Notícia no detalhe
Compositor Wilson Batista será homenageado no Campos Folia
A passarela do samba do Campos Folia 2011, que será realizado entre o dia 29 de abril e 1º de maio, receberá o nome de Wilson Batista, campista que se tornou um grande compositor brasileiro na década de 30. Para o secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, uma justa homenagem que a cidade presta ao seu sambista mais ilustre.
História - Nascido em Campos, tomou gosto pela música ainda criança, tocando triângulo na Lira de Apolo, banda organizada pelo tio, o maestro Ovídio Batista. Mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, no fim da década de 20, e se apaixonou pela vida boêmia do bairro da Lapa, freqüentando cabarés e bares, fazendo amizades com músicos e malandros da região, o que lhe rendeu algumas prisões.
Trabalhou como eletricista e ajudante de contra-regra no Teatro Recreio, mas queria mesmo é viver como músico. Compôs o primeiro samba em 1929 – “Na Estrada da Vida”, lançado por Araci Cortes e gravado mais tarde por Luís Barbosa. Passou a atuar como crooner e ritmista da Orquestra de Romeu Malagueta e, no começo da década de 30, teve o seu samba “Desacato”, gravado por intérpretes da época: Francisco Alves, Castro Barbosa e Murilo Caldas. Tornou-se, ao lado de Noel Rosa, Assis Valente e Geraldo Pereira, um dos grandes sambistas da boêmia carioca.
Ficou conhecido pela polêmica com Noel Rosa, que gerou sambas inesquecíveis de ambos lados, como "Lenço no Pescoço", "Mocinho da Vila", "Conversa Fiada", "Frankenstein da Vila" (por causa do queixo defeituoso de Noel), todos compostos por Wilson, e "Feitiço da Vila", "Palpite Infeliz", “Rapaz Folgado”, de Noel. No meio das provocações ficaram amigos e aparente briga acabou virando disco ("Polêmica"), lançado em 1956 pelos cantores Roberto Paiva e Francisco Egídio.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/11/2025 20:03:58 Alunos da rede municipal de Educação participam de espetáculo circense
- 08/11/2025 16:46:53 Prefeitura entrega obras do Bairro Legal nos conjuntos Codin e Santa Edwirges
- 08/11/2025 14:17:27 Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
- 08/11/2025 13:34:54 Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
- 08/11/2025 09:22:56 "Novembro Azul" reforça a necessidade do diagnóstico precoce e cuidados integrais
Alunos da rede municipal de Educação participam de espetáculo circense
0811 16h46Prefeitura entrega obras do Bairro Legal nos conjuntos Codin e Santa Edwirges
0811 14h17Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
0811 13h34Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
0811 09h22"Novembro Azul" reforça a necessidade do diagnóstico precoce e cuidados integrais
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















