A Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Básica, estará executando, no período de 03 a 30 de novembro, as políticas obrigatórias do Programa Bolsa Família. O atendimento aos beneficiários ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência para o acompanhamento, das 8h às 17h. Durante a avaliação, além da pesagem, também serão verificadas a altura, a atualização da caderneta de vacinação e do cartão pré-natal das gestantes.
Devem fazer o acompanhamento os beneficiários e seus dependentes, sendo crianças de zero a até 08 anos de idade e as gestantes. Para a pesagem, é necessário apresentar documentos pessoais e o cartão de vacinação atualizado do beneficiário e das crianças, além do cartão do Bolsa Família. As gestantes devem levar também o cartão pré-natal na ocasião da pesagem.
Como algumas Unidades Básicas de Saúde ainda estão fechadas, os beneficiários dessas áreas deverão comparecer às unidades de saúde abertas referência para o acompanhamento. Com isso, usuários do Bolsa Família de Guandu e Ribeiro do Amaro serão atendidos na UBS de Conselheiro Josino; do Parque Guarus serão atendidos em Custodópolis; de Quilombo na UBSF de Dores de Macabu; da Terra Prometida será na UBS de Eldorado; do Lebret será na UBSF Félix Miranda; do Turf Clube será na UBS do IPS; de Conceição do Imbé será na UBSF de Lagoa de Cima; de Cambaíba e Fazendinha será na UBS de Venda Nova.
Beneficiários da Tapera serão atendidos na UBS do Parque Rodoviário; do Maria Selma (Lapa) será na UBSF do Patronato São José; do Carvão será na UBSF do Parque Aurora; do Jockey Club na UBS da Penha; do Espinho na UBS de Poço Gordo; de Serinha, Ibitioca e Pernambuca será na UBSF de Ponta da Lama; da Alair Ferreira (Jardim Carioca) e Alvorada será na UBSF Parque Prazeres; de Três Vendas e Sapucaia será na UBSF Santa Helena; do Novo Mundo será na UBSF Santa Rosa; de Santo Eduardo será na UBS Santa Maria; de Mata da Cruz, Palmares, Murundu, Chave do Paraíso será na UBSF de Vila Nova; e de Campelo, Santa Ana e Lagoa das Pedras será na UBS Santos Dumont.
Mudança também na Baixada Campista: usuários de Baixa Grande e Marrecas serão atendidos na UBSF de Santo Amaro; de Correnteza, São Martinho e Retiro será na UBSF de Tocos; de Mussurepe será na UBS de Saturnino Braga.
“A pesagem é para todas as pessoas que já são beneficiadas pelo programa. Caso não compareça no período informado, poderá ter seu recurso bloqueado ou perder o benefício”, explica Ingrett Ales de Paula Barbosa, coordenadora do Bolsa Família e auxiliar especial do Departamento de Nutrição. Atualmente há aproximadamente 76 mil cadastrados no Bolsa Família em Campos.
Desde o início do ano, a Atenção Básica está realizando grande reorganização da Atenção Primária à Saúde no município para garantir que essa política social, como, por exemplo, do Bolsa Família que é feita em conjunto com a saúde, contemple o maior número possível de cadastros de beneficiados. “Seguiremos ao longo do mês de novembro monitorando todas as unidades de saúde para que a renovação dos cadastros do Bolsa Família atinja o maior número possível”, disse o diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro.
O Bolsa Família é um programa da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), de transferência de renda que contribui para o combate à pobreza e à desigualdade social no país. Quem recebe Bolsa Família precisa manter seu cadastro sempre atualizado para continuar a receber o benefício. O acompanhamento do estado nutricional dos beneficiários do Bolsa Família é um dos requisitos obrigatórios para a manutenção do benefício.
Confira as unidades de saúde abertas e as remanejadas para o acompanhamento da pesagem: