O Cemitério do Caju, o maior do interior do Estado do Rio, e mais 23 cemitérios públicos de Campos já estão recebendo visitantes pelo Dia de Finados, marcado nesta terça-feira (02), feriado nacional. A Prefeitura de Campos, através da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) já preparou os 24 cemitérios públicos para a visitação neste período. Apesar da chuva, muitas pessoas têm ido aos cemitérios nestes dias que antecedem o feriado. No Cemitério do Caju, há 40 mil sepulturas cadastradas. Para a visita, todos devem seguir os protocolos de prevenção à Covid-19, como uso da máscara, utilização de álcool para higienização das mãos e manter o distanciamento. Os cemitérios funcionam de 8h às 17h.
Este ano, também, estão sendo oferecidos atendimentos aos visitantes, como orientação e guias para localização de sepulturas, além da equipe de assistência jurídica. “Estamos com equipes atendendo aos visitantes e a expectativa é de que muitas pessoas visitem os cemitérios nesta terça-feira, Dia de Finados. Estamos seguindo os protocolos de prevenção à Covid, incluindo sanitização”, informa o gerente de Cemitérios da Codemca, Julio César Ribeiro, acrescentando que a Guarda Civil Municipal também está dando apoio no Cemitério do Caju.
Equipes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) têm atuado no Cemitério do Caju para atuar na prevenção do trabalho infantil. Principalmente, em períodos próximos ao Dia de Finados, muitas crianças são vistas no cemitério oferecendo seus serviços para levar água ou fazer a limpeza de sepulturas, que são propriedades particulares.
Além de limpeza e capina, os cemitérios estão recebendo pintura e reparos, como construção de muros e outras melhorias com o objetivo melhorar a estrutura dos cemitérios e oferecer melhores condições e acessibilidade aos familiares que vão às sepulturas homenagear os entes queridos. Em 10 meses, 12 dos 24 cemitérios foram reformados. O trabalho está sendo realizado com recursos da arrecadação oriunda das taxas da própria Codemca.
No Cemitério do Caju, também foi feito serviço de jardinagem, recuperação do sistema de iluminação do cruzeiro na alameda principal e construção de um grande muro que, há vários anos, havia caído, além de capinar e reformar com reboco e pintura diversos trechos dos demais muros que estavam em péssimo estado de conservação.
As reformas contemplaram ainda os Cemitérios do Caju, Murundu, Palmares, Santa Bárbara, Santo Amaro, Santo Eduardo, Travessão, Conselheiro Josino, São Sebastião, Córrego Fundo e o Cemitério de São Benedito, na localidade de Lagoa de Cima.
Na localidade de Palmares, situado ao Noroeste de Campos, devido ao estado de abandono, a via de acesso ao alto do morro, onde fica situado o Cemitério estava intransitável, com os paralelepípedos soltos e amontoados. A reforma incluiu também a retirada da pavimentação em paralelepípedos em toda da via de acesso ao local e ser refeita a base e nova pavimentação.
- Estamos trabalhando muito para que os familiares, ao visitar os túmulos dos entes queridos e, ao sepultar familiares, encontrem os cemitérios em melhores condições, porque ficaram os últimos quatro anos abandonados e os muros, portões e calçadas estavam em estado precário -, ressalta o Júlio César.