Após importantes intervenções de limpeza e desassoreamento dos canais Campos-Macaé, Coqueiros e na Baixada Campista, o sistema de drenagem na Avenida José Alves de Azevedo, próximo ao Mercado Municipal, funcionou e toda água das chuvas dos últimos dias escoou, evitando um dos problemas crônicos e que tirava o sono dos campistas, principalmente, de permissionários do Shopping Popular Michel Haddad: o alagamento. Os canais receberam bem as águas das chuvas dos últimos dias, sem causar transtornos neste trecho.
O trânsito na Avenida José Alves de Azevedo (Beira-Valão) no trecho da descida da Ponte Leonel Brizola, conhecida como Ponte Rosinha, também fluiu normalmente, sem registro de alagamentos no entorno do Parque Alberto Sampaio, no Centro de Campos. O resultado do trabalho desenvolvido por meio da parceria entre a Prefeitura de Campos e Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan) está sendo constatado nos últimos dias, quando a região tem registrado um volume pluviométrico considerável devido às fortes e constantes chuvas.
“Felizmente, conseguimos realizar a limpeza e desobstrução dos canais por meio desta importante parceria entre secretaria de Agricultura e Asflucan, fazendo com que a água tivesse como escoar, dando fim a um problema crônico que além de causar prejuízos, mobilizava dezenas de equipes para ações imediatas, mas que não resolviam definitivamente. As intervenções foram fundamentais para que pudéssemos registrar mais esta conquista na solução de um problema que se arrastava há anos e que dependia de vontade política, entendimento sobre o caso, união e a realização em benefício da coletividade”, declarou o prefeito Wladimir Garotinho, que completou nesta segunda-feira (1º), dez meses de governo.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Júnior destaca também, além da atuação da draga long reach de propriedade da Asflucan, o trabalho dos dez barqueiros também é de fundamental importância para a retirada da vegetação que obstrui as comportas. “Eles atuam diretamente e são incansáveis na resolução dos problemas que afetam a região de modo geral. Sem canais prontos para receber a vazão d’água, o alagamento e as perdas nas atividades rurais são inevitáveis”, disse Almy.
Nesta parceria com a Asflucan, a Prefeitura de Campos entra com o fornecimento do combustível para que a draga trabalhe nas desobstruções também em socorro aos produtores rurais do município.
Outra medida fundamental para evitar alagamentos na Baixada Campista ocorreu após pleito do deputado estadual Bruno Dauaire, intercedendo junto ao Governo do Estado para a abertura da Barra do Açu, em São João da Barra que, sem ter para onde a água escoar, estava represando e atingindo casas, além de propriedades rurais e lavouras. Com a desobstrução da barra, a água já começou, na tarde desta segunda-feira (1º), a baixar em diversos pontos, não só em Campos, como no vizinho município.