O 3º módulo do curso de mídias digitais Digitaliza Campos, uma iniciativa da Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, foi marcado por muita informação, dicas preciosas para trabalhar nas redes sociais digitais, interação entre os palestrantes e os participantes e um desafio, lançado pelo publicitário Cláudio Abreu, durante a palestra “Real necessidade do mercado”, levando para a prática de três empreendedores de ramos diferentes e uma social mídia a experiência do profissional, que vai contar com a participação de dois influenciadores digitais @lamparaoetisgo e @_aleribeirooficial. O curso Digitaliza Campos é gratuito, começou no dia 13 de outubro e termina na próxima quarta-feira (10).
Através do desafio, onde o palestrante perguntou quem gostaria de participar, a profissional de marketing @bgmarketingdigital ficará uma semana acompanhando o publicitário e durante um mês oferecendo consultoria aos empreendedores @fabianosilvaart, que trabalha com ilustrações; @melacos2 e @lojinhagentemiuda, que trabalham, respectivamente, com acessórios e roupas infantis. “A gente vai pedir ao pessoal que está aqui e quer ver o resultado acontecendo para seguir o perfil de vocês porque vamos colocar na prática” disse o publicitário, que através desta iniciativa também vai ajudar aos empreendedores.
O ilustrador de quadrinhos Fabiano Silva falou um pouco sobre sua experiência e do quadrinho Pajé, criado por ele. “Em janeiro, chega o 2 e conta a história dos índios Goytacá”, adianta o ilustrador, que trabalha com editoras no Brasil e está começando a levar seu trabalho para os Estados Unidos e Portugal. Cláudio Abreu lembrou que já comprou o produto de Fabiano, através do instagram.
A primeira palestra foi com a especialista em Identidade Visual, Júlia Ambrozini, que abordou o tema “O Design como facilitador da comunicação”. Ela falou sobre o uso de cores, disposição de informações e acessibilidade na hora de criar um post, de modo a informações chegue a quem está utilizando aquela rede social.
Entre as informações, Júlia falou sobre os 10 princípios básicos para fazer um design bem feito no Instagram, começando pelo bom senso. “Se vocês estão fazendo imagens para as redes sociais, não queiram dizer tudo de uma vez porque as pessoas estão cansadas. Se tiver informação demais, as pessoas não lêem”, explicou Júlia, que também respondeu a perguntas no final da palestra.
Último módulo - Na próxima quarta-feira (10), a partir das 18h, os temas serão “Fotografia com o celular”, com Fernando Borges; “Planejamento de Posts”, com Victoria Tinoco, e “Botão Impulsionar”, com Jef Feitosa, encerrando o curso. O objetivo do curso é capacitar profissionais para o uso estratégico das redes sociais, atendendo às demandas do mercado de trabalho em uma área crescente. Ao todo, foram oferecidas 400 vagas gratuitas. Após estudo da secretaria apontar que especialistas em redes sociais estão entre os profissionais mais procurados da região.
Através do curso, os participantes vão aprender como gerenciar as redes sociais de empresas e ser remunerado por isso; planejar e criar conteúdo de acordo com o público alvo e estratégia comercial; iniciar um negócio oferecendo serviços focados em redes sociais a pequenas e médias empresas ou ser contratado como profissional de redes sociais; preparar visualmente as publicações com foto, texto e artes gráficas; ajudar empresários a venderem mais e se comunicarem com seus clientes por meio digital, além de definir o melhor conteúdo, influenciar e gerenciar campanhas de anúncios.
O diretor de Emprego, Tarcísio Viana, agradeceu novamente ao secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Mérida, pelo apoio e reforçou a importância do curso, que está capacitando mão-de-obra para atender uma área crescente no mercado. “Esse curso de redes sociais é muito importante para as pessoas entenderem como gerar negócios, através desta ferramenta”, informa Tarcísio.