O município de Campos recebe na próxima segunda-feira (08), das 10h às 15h, o Ônibus Lilás do Governo do Estado, um equipamento volante que oferece vários atendimentos às mulheres. O ônibus estará na Praça da Quatro Jornadas, no Centro. A vinda do ônibus é uma parceria com a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, e faz parte da programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, campanha anual e internacional que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres, e segue até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
No Ônibus Lilás, que pertence à Subsecretaria Estadual de Políticas para Mulheres e à Superintendência de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, são oferecidos atendimentos jurídico e psicológico, assistência social para as mulheres e cursos do Qualifica Mulher. “Com a vinda do Ônibus Lilás a Campos, nesta segunda, estamos dando início à essa programação pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que começa no dia 25. Abrimos novembro com essa ação global que tem a mulher como maior prioridade”, afirma a subsecretária municipal de Políticas para Mulheres, Josiane Viana.
Além Ônibus Lilás, também estará no local a Unidade Móvel do Hemocentro, a partir das 9h, onde as pessoas poderão aproveitar para doar sangue. Na ocasião do cadastro para doação de sangue, os candidatos à doação que tenham entre 18 e 35 anos de idade podem se inscrever no cadastro nacional de doadores de medula óssea (REDOME). “Teremos participando uma equipe da saúde, que estará fazendo a coleta de dados para agendar mamografia e aferindo pressão e glicose e da Subsecretaria de Qualificação e Emprego, que estará cadastrando currículos de pessoas interessadas em se candidatar a uma vaga de emprego”, informa a subsecretária.
Outro órgão que estará participando da programação é o Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (CCDC), outro órgão estadual que contribui para promover a inclusão social e garantir a dignidade, fornecendo gratuitamente documentos básicos à população de baixa renda, como certidões de nascimento e casamento, incluindo segunda via, além de isenção de taxas para celebração de casamento, união estável, averbação em certidões, entre outros.
- Este ano, Campos teve várias conquistas no enfrentamento à violência contra as mulheres porque o prefeito Wladimir Garotinho criou uma subsecretaria específica para elas e, mais recentemente, inaugurou o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), uma luta de anos e que foi conquistada agora. Estamos muito felizes em receber, agora, o ônibus Lilás, que é mais uma política pública voltada para a mulher. Estamos todas convidadas a participar desta importante ação na segunda-feira, ali na Praça das Quatro Jornadas, na Avenida 15 de Novembro, ao lado da Praça São Salvador – explica Josiane.
Ônibus do Hemocentro
Podem doar sangue:
- Homens e mulheres entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem comparecer acompanhados de pai ou mãe).
- A primeira doação de sangue deve ser feita antes dos 60 anos de idade.
- Estar com boa saúde
- Portar documento de identidade original e oficial
- Pesar mais de 50kg e estar em jejum de alimentação gordurosa nas 3 horas anteriores à doação.
Outros critérios são avaliados no momento da triagem.