O projeto de lives Hora da Educação desta sexta-feira (5) recebeu o secretário de Saúde, Paulo Hirano. Durante esse mês de novembro, o Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Marcelo Feres, está conversando com gestores de órgãos e autarquias municipais para dialogar sobre ações e parcerias intersetoriais visando à melhoria da qualidade do ensino na rede municipal. Marcelo anunciou importante novidade para a área de ciência e tecnologia:
"Vamos lançar, em breve, um edital para os professores e estudantes participarem de projetos voltados à iniciação científica. Sabemos da importância que é o aluno respeitar e compreender a ciência, desenvolver o método científico. Vamos envolver as universidades, estimular a área de ciência e tecnologia a partir do ensino fundamental", informou.
Para quem não acompanhou o bate-papo ao vivo, é possível assistir no canal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) no Youtube (
AQUI). Marcelo falou das principais ações desenvolvidas pela secretaria durante esta semana, como, por exemplo, parcerias que estão sendo firmadas com o Presídio Feminino para alfabetização das internas e com a Subsecretaria de Meio Ambiente para projeto de reciclagem nas escolas municipais.
Ele lembrou que o processo de renovação de matrícula dos alunos da rede municipal de ensino de Campos - das modalidades Educação Infantil (Creche e Pré-Escola), Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) - prosseguirá até o dia 30/11. A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia iniciou o processo na quarta-feira (03). A renovação da matrícula é obrigatória para os alunos que querem prosseguir com os estudos na rede municipal e deve ser realizada (
AQUI).
Segundo o secretário, a partir dos próximos dias, terá início a manutenção preventiva (periódica) e corretiva predial, tanto em imóveis próprios quanto alugados. A Secretaria já elencou as prioridades e a previsão é que 52 unidades sejam atendidas nessa primeira etapa e outras 56 unidades na segunda, de forma que ocorra a manutenção dessas 108 em 03 meses, para iniciar o ano letivo de 2022 em fevereiro, com as unidades em melhores condições.
"No entanto, na rede municipal de ensino, será seguido o acordo com o Ministério Público, por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado no mês passado, no qual ficou decidido que a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia somente vai reabrir a totalidade das unidades da rede pública de ensino municipal, em formato integralmente presencial, no início do calendário letivo de 2022", disse Marcelo.
Ele revelou ao secretário de Saúde que o slogan da Secretaria - "Educação ilumina vidas" - partiu de uma fala de Paulo Hirano durante uma conversa informal entre os dois gestores. "Essa frase virou o slogan da educação e dou o crédito ao senhor, pois é algo muito importante, forte e simbólico, é nisso que acreditamos", comentou.
Nascido em Londrina, Paulo Hirano mudou-se para Campos para cursar Faculdade de Medicina em 1970 e por aqui ficou. "Fui professor por muitos anos da Faculdade de Medicina, diretor geral da Estácio de Sá, secretário municipal de Saúde pela primeira vez em 2009 e vereador", lembrou.
Uma das parcerias desenvolvidas entre os dois órgãos, por meio do Programa Saúde na Escola, diz respeito às ações desenvolvidas para a implantação do Plano Municipal do Ensino Híbrido Seguro, e inclui: vacinação em massa dos profissionais da Educação dentro da própria Seduct; criação do polo de testagem para os trabalhadores da Educação e alunos, também na sede da Secretaria; parceria na elaboração do Manual do Ensino Híbrido, entre outras medidas.
"Essas parcerias são muito ricas, pois têm o objetivo de promover o acolhimento, atenção e maior resolutividade nos casos de Covid. Tudo o que fazemos é com base na ciência. A Secretaria de Educação está servindo de referência para o país, segundo palavras de representantes do próprio Governo Federal", lembrou o médico.
A servidora Maria de Fátima Alonso comentou no chat ao vivo: "O zelo, os procedimentos de prevenção e combate à Covid-19 prestados aos profissionais da educação foi algo admirável. Parabéns a todos os envolvidos".