Notícia no detalhe
Mutirão da catarata do HGG segue devolvendo a visão
O mutirão de catarata, realizado no Hospital Geral de Guarus (HGG), continua devolvendo a visão a pessoas que viviam com a patologia nos olhos. O mutirão faz parte do projeto “Uma Nova Visão”, uma parceria envolvendo HGG e Beneficência Portuguesa que tem como meta acabar com a demanda de cirurgias de catarata no município. Esta semana, o mutirão foi realizado na segunda (14) e terça-feira (16) e devolveu a visão total a 23 pessoas, segundo informou nesta quinta-feira (17), o diretor da unidade de saúde, Edson Batista.
Os pacientes que fazem a cirurgia chegam por volta de 7h ao hospital acompanhados de parentes. Enquanto aguardam pelo atendimento, o setor de nutrição serve um lanche aos acompanhantes, já que o paciente deve permanecer em jejum. Os acompanhantes aguardam o paciente no auditório do hospital, em um ambiente confortável e climatizado.
Segundo o diretor do HGG, a previsão era de que um número maior de pacientes fizessem a cirurgia, mas algumas tiveram que ser remarcadas, pois os pacientes apresentaram alteração de pressão momentos antes da intervenção. “Mesmo assim, o mutirão foi um sucesso”, frisou Edson Batista, acrescentando que, quem não pôde passar pela cirurgia esta semana, será avisado sobre a nova data.
Sintomas - Como os raios luminosos não conseguem atingir plenamente a retina onde se situam os receptores fotossensíveis, o portador de catarata tem dificuldade para enxergar com nitidez. No início da lesão, a pessoa enxerga como se estivesse com a lente dos óculos embaçada ou com uma névoa diante dos olhos. Com a evolução do quadro, o paciente passa a ver somente vultos. Ou seja, perda total ou parcial da visão.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 18:43:05 Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
- 27/10/2025 17:02:54 Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
- 27/10/2025 15:33:25 Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
- 27/10/2025 15:12:30 Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
- 27/10/2025 14:49:06 Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
2710 17h02Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
2710 15h33Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
2710 15h12Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
2710 14h49Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















