Com o objetivo de aproximar os setores produtivo e acadêmico, a Secretaria de Petróleo, Energia e Inovação, com a participação da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, realizou uma reunião com representantes das Instituições de Ensino Superior (IES) sobre a questão da Inovação. Entre os temas em destaque na reunião, estão o projeto de implantação do Centro Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cetec), que vai funcionar no novo Palácio da Cultura.
Segundo o secretário Marcelo Neves, a primeira reunião, realizada na quarta-feira (10), teve resultado muito positivo. “A intenção é fazer uma ponte entre o setor produtivo do município e o setor acadêmico, visto que pode trazer soluções ao setor produtivo dentro das universidades. Tanto o setor produtivo colocou na reunião a necessidade dessa aproximação com o setor acadêmico, que também precisa estar mais perto das empresas até para ambientar os alunos e, também, trazer para a população o que está sendo feito nas universidades”, explica.
Na reunião, foi falado sobre o Papel da Gestão Pública municipal no Fomento à Inovação, como catalizador desse processo e ponte entre as instituições de ensino, incubadoras, Startups, fomento e o setor produtivo. Em seguida, o tema foi Projeto Inovação – Uma Nova História para Campos, onde foram abordados Rede de Inovação e os projetos que serão desenvolvidos entre 2022-2024 no município.
“As universidades possuem trabalho lindo de pesquisa e soluções que estão sendo desenvolvidos dentro das universidades e que, muitas vezes, não chegam até as comunidades. Queremos transpor estes números para que possa promover o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade”, explica o secretário Marcelo Neves.
No projeto Inovando a Gestão Pública Municipal, foram abordados a cooperação técnica entre os IES e a Prefeitura de Campos, além dos projetos desenvolvidos entre 2022 e 2024. Na reunião, teve destaque ainda o edital da Secretaria de Educação. Sobre o Cetec, foi apresentada a planta do projeto, onde todos puderam visualizar como vai funcionar o espaço, que vai reunir cultura, educação, tecnologia e inovação.
“O Cetec tem por finalidade fomentar o conhecimento e a difusão da cultura empreendedora e inovadora no município de Campos. Para atender tal finalidade, tem por objetivo integrar governo (s), instituições de ensino e pesquisa, setor produtivo e social, entidades vinculadas ao desenvolvimento econômico e empreendedores; a Cultura, por meio de projetos, diálogo institucional e capacitação técnico-gerencial, com vistas ao desenvolvimento educacional e socioeconômico do município”, explica a subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora.
Entre os participantes, estavam também o diretor de Inovação da secretaria, Niander Cerqueira; a diretora de Relações Institucionais da Prefeitura de Campos, Ludmila Matta; a gerente de Programas e Parcerias, Leonora Tinoco; o diretor do ISECensa, Luiz Rodrigues; e a vice-diretora, Elizabeth Landim; o vice-diretor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Rodrigo Monteiro; o professor da Universidade Candido Mendes, Rodrigo Lira; o diretor de Extensão do Instituto Federal Fluminense (IFF), Bruno de Castro Jardim; a coordenadora de Extensão da Universidade Estácio de Sá, Oselys Rodriguez; e a gerente da TEC Campos, Adriana Crespo.