A Secretaria de Administração e Recursos Humanos e a Subsecretaria do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac) reuniram gestores e profissionais de Tecnologia da Informação (TI) de 13 órgãos da Prefeitura de Campos nesta sexta-feira (12) para apresentar o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), um software público e gratuito, desenvolvido por analistas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A apresentação do sistema aconteceu no auditório Edgar Coelho dos Santos, na sede da prefeitura. O analista de Tecnologia da Informação, Eriton de Barros, que faz parte da equipe que desenvolveu o sistema e também será um dos instrutores do treinamento, participou da apresentação de forma on-line.
Segundo o secretário de Administração, Wainer Teixeira, a adesão ao sistema será um grande ganho para o município. O ciclo de treinamentos e monitorias começa no próximo dia 22 e a previsão é de que dure seis meses. “Com esse novo sistema, vamos otimizar tempo e tornar a tramitação do fluxo destes processos mais célere, além de gerar economia e preservar o meio ambiente porque estaremos economizando papel também. A Campos que todas nós queremos é uma cidade moderna, tecnológica, propositiva, ágil, eficiente, participativa, conectando pessoas e ideias para gerar crescimento, empregos e inclusão social”, afirma o secretário Wainer Teixeira, ressaltando que o processo é gradativo e será implantação à medida que o curso de capacitação avançar.
Também participaram da apresentação do sistema os subsecretários de Administração, Frederico Paes; do Cidac, José Vicente Alves Neto; o chefe de gabinete do vice-prefeito, Frederico Paes, Marcelo Freire, e o analista de sistemas Alexandre Lessa, chefe de Infraestrutura e Segurança do Cidac, além da subsecretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Suzana Macedo. “O sistema vai gerar economicidade. É um sistema fácil de operar e que já sabemos que funciona”, disse o subsecretário de Administração. A utilização do sistema faz parte das propostas de governo do prefeito Wladimir Garotinho de modernizar e digitalizar a administração pública. Desde o início do ano, um grupo de estudo foi formado para viabilizar um sistema que melhor atendesse ao município de Campos nesse processo de digitalização criando o Programa Campos Digital.
Atualmente, assim como acontece em grande parte do Brasil, o atendimento aos servidores públicos e aos munícipes é feito através de requerimentos e processos físicos. Com o novo sistema, que é desenvolvido em módulos, a adequação das secretarias ocorrerá de forma gradativa. “É um tema de grande relevância. Quem é da área de TI sabe da importância e necessidade de informatizar, assim como os cidadãos que precisam de serviços que não os faça esperar tanto”, disse Alexandre Lessa, que também falou sobre o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e sobre o Plano Estratégico de TI.
O subsecretário do Cidac falou sobre a estrutura do órgão e do suporte que oferece a todos os órgãos da prefeitura. “O SUAP vem com um “framework” e uma linguagem de programação a custo zero para o município. É um sistema modular e esse treinamento que vocês vão receber com seis meses de duração. Nós vamos fazer o treinamento dentro do próprio sistema, ou seja, do próprio ambiente”, disse José Vicente, que entregou o cronograma de treinamento e adiantou que os servidores terão acesso ao sistema, através da matrícula e senha e os colaboradores, através do CPF e senha.
Analista do IFRN - O analista de Tecnologia da Informação, Eriton de Barros, que faz parte da equipe que desenvolveu o sistema no Rio Grande do Norte e também será um dos instrutores do treinamento, participou da apresentação de forma on-line. “É um orgulho muito grande para a gente estar conseguindo fazer mais um treinamento em uma instituição. É um software desenvolvido 100% pela equipe do IFRN, da qual eu faço parte. Inicialmente, foi concebido para atender poucos setores da instituição. Tínhamos um foco relativamente pequeno no início e, em pouquíssimo tempo, se percebeu que o sistema também deveria atender as principais áreas de gestão. Há cerca de nove anos, estamos em todas as áreas de gestão do IFRN”.
Ele mostrou a tela principal do sistema, sendo apresentadas áreas como Administração, Gestão de Pessoas, Ensino, Central de Serviços, Extensão, Atividades Estudantis e citou, ainda, os principais módulos: almoxarifado, patrimônio, Gestão de Frota, Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico, entre outros, como Saúde. “Somos uma instituição de ensino. Então, é natural que o nosso sistema tenha uma grande cobertura na área de ensino. A gente espera fazer um excelente treinamento com vocês”, disse Eriton, acrescentando que o sistema está presente em 49 instituições, entre institutos de ensino, prefeituras, governos estaduais, incluindo Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.