A união entre os setores produtivo, acadêmico e o poder público começa a render frutos positivos com a realização de um seminário, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RJ), no próximo dia 09, às 18h, no auditório da Universidade Estácio de Sá, outra parceira desta iniciativa. Com o tema “Inovação e Empreendedorismo – como transformar a minha ideia em um grande negócio”, o seminário terá a participação de especialistas das áreas e terá o objetivo de motivar jovens universitários e grupos de empreendedores. A iniciativa de reunir os três segmentos é da Secretaria de Petróleo, Energia e Inovação, que conta com o apoio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.
Segundo o secretário de Petróleo, Marcelo Neves, a reunião realizada nesta quarta-feira (17) com representantes da sociedade civil e das Instituições de Ensino Superior (IES) foi muito produtiva. “Todos nós estamos muito empolgados. Muitas foram as ideias e propostas que surgiram. O Sebrae está realizando um seminário como este no Rio e vai trazer para Campos também”, disse.
“Através do seminário, vamos oferecer um passo a passo para as pessoas aprenderem a transformar uma ideia boa e inovadora em um negócio. Este é o objetivo do seminário. A gente precisa transformar essas ideias e projetos que surgem dentro das universidades e dos laboratórios e trazê-los para a sociedade. Temos grandes projetos, ideias e precisamos fazer isso frutificar, ou seja, gerar negócios e renda para o município, além de novas oportunidades”, explica Marcelo Neves, acrescentando que o grupo vai se reunir uma vez por mês.
Segundo o coordenador regional do Sebrae no Norte e Noroeste Fluminense, Guilherme Reche, a iniciativa do grupo em oferecer uma palestra com essa proposta visa dar início a um movimento que reúne inovação e empreendedorismo. “Queremos engajar e motivar grupos mais jovens, universitários que queiram transformar suas ideias em projetos concretos e, quem sabe, contribuindo para melhorar sua região. Queremos direcionar para que também montem seus Planos de Negócios”, informa Reche, lembrando que a ideia é dar continuidade em 2022 em outras áreas também.
A coordenadora acadêmica da Universidade Estácio de Sá, Tatiane Barreto, também falou sobre a importância da iniciativa de reunir os segmentos e do seminário. “Baseado em tudo que foi apresentado na reunião, acredito que a iniciativa é de muita importância para o crescimento do município, bem como para o público que a parceria busca atingir”, afirma Tatiane.
Ela ressalta que Campos é um munícipio de grande extensão territorial que conta com a presença de importantes universidades que podem contribuir com a capacitação dos moradores e o progresso da região. “Nós, da Estácio, estamos muito entusiasmados com as possibilidades apresentadas na reunião e nos comprometemos a manter nossas portas abertas para contribuirmos no que estiver ao nosso alcance”, reforça a coordenadora, que estava acompanhada pela psicóloga responsável pelo Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico (NAAP), Luisa Franco.
Também participaram da reunião o diretor de Inovação, Niander Cerqueira; o vice-diretor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Rodrigo Monteiro; e o analista ambiental do Porto do Açu, Bruno Esteves; a subsecretária de Tecnologia, Suzana da Hora; a diretora de Relações Institucionais, Ludmila Matta; e a gerente de Programas e Parcerias, Leonora Tinoco. “Outras Instituições de Ensino público e privado também foram convidadas e estão participando do grupo técnico, além de outras representações do segmento produtivo do município. Por motivo de agenda, não puderam participar dessa reunião, mas estarão convidadas para os próximos encontros e também para o Seminário”, finaliza Marcelo.