Lançado oficialmente nesta sexta-feira (19), o Mutirão da Saúde é mais um grande passo que a atual gestão está dando para facilitar o acesso da população a exames especializados e cirurgias, visando, assim, zerar a fila de espera pelos procedimentos. A ação prossegue nos próximos 100 dias e vai atender as pessoas que se enquadram na demanda reprimida do Sistema Único de Saúde (SUS) até o dia 31 de outubro de 2021. A meta é realizar mais de 40 mil atendimentos nesse período.
Segundo a diretora da Auditoria, Controle e Avaliação (DACA) da Secretaria de Saúde, Bruna Araújo, por causa da pandemia pelo coronavírus, a população deixou de procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para os exames de rotina e até mesmo dar continuidade ao tratamento, acarretando o aumento dos agravos de doenças crônicas, infarto e de diversos tipos de câncer.
Além de cirurgias eletivas, o mutirão vai disponibilizar exames cardiológicos, de imagem e oftalmológicos. No caso das cirurgias, as maiores demandas são pela bariátrica, de vesícula, hérnia e ginecológica. A solicitação deve ser feita direto no Núcleo de Controle e Avaliação, que funciona na Rua Voluntários da Pátria, nº 175, onde o paciente deverá levar documentos pessoais, cartão nacional de saúde, comprovante de residência e todos os exames (laudos e imagens) realizados.
Já para o agendamento de exames, a pessoa deve procurar a UBS mais próxima de sua residência. Os documentos exigidos são: encaminhamento médico, carteira de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência. Aqueles que aguardam pela realização do procedimento, devem voltar à UBS onde o pedido foi feito para uma nova inserção no sistema da Central de Regulação.
Bruna ressalta que não é necessário a corrida das pessoas às Unidades Básicas de Saúde e ao Núcleo de Avaliação nesta segunda-feira (22), pois todos serão atendidos. “Está tudo pronto. Estamos preparados para que o atendimento aconteça de forma tranquila. Serão distribuídas senhas e não há necessidade de as pessoas virem todas na segunda-feira, pois os atendimentos irão ocorrer diariamente na parte da manhã e da tarde”, explica.
Arte: SubCom
Todas as dúvidas deverão ser sanadas no Núcleo de Controle e Avaliação para o melhor encaminhamento da necessidade do paciente ou pelo telefone (22) 98116-9811.
CONFIRA OS SERVIÇOS ELENCADOS NO MUTIRÃO:
***CIRURGIAS ELETIVAS
BARIÁTRICA
VESÍCULA
HÉRNIA
TÚNEL DO CARPO
CATARATA
PTERÍGIO
HISTERECTOMIA TOTAL E SUBTOTAL
HISTERECTOMIA C/ ANEXECTOMIA (UNI/BILATERAL)
OOFERECTOMIA/OOFOROPLASTIA
SALPINGECTOMIA UNI/BILATERAL
HISTEROSCOPIA CIRURGICA C/ RESSECTOSCOPIO
MIOMECTOMIA
LAQUEADURA TURBÁRIA
COLPOCLEISE (CIRURGIA DE LE FORT)
COLPOPERINEORRAFIA NÃO OBSTÉTRICA
COLPOPLASTIA ANTERIOR
TRATAMENTO CIRÚRGICO DE INCONTINÊNCIA URINÁRIA
**EXAMES OFTALMOLÓGICOS
BIOMETRIA ULTRASSÔNIA
CAMPO VISUAL COMPUTADORIZADO
CAPSULOTOMIA A YANG LASER
CORREÇÃO CIRÚRGICA DE ESTRABISMO
CURVA DIÁRIA DE PRESSÃO OCULAR CDPO
GONIOSCOPIA
MAPEAMENTO DE RETINA
POTENCIAL DE ACUIDADE VISUAL
RETINOGRAFIA COLORIDA
ULTRASSONOGRAFIA DE GLOBO OCULAR/ÓRBITA
***EXAMES DE IMAGENS
COLONOSCOPIA
ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA
ULTRASSONOGRAFIA DE ABDÔMEN SUPERIOR
ULTRASSONOGRAFIA DE ABDÔMEN TOTAL
ULTRASSONOGRAFIA DE APARELHO URINÁRIO
ULTRASSONOGRAFIA DE TIREOIDE
ULTRASSONOGRAFIA MAMÁRIA BILATERAL
ULTRASSONOGRAFIA TRANSVAGINAL
***CARDIOLÓGICO
ECOCARDIOGRAFIA TRANSTORÁCICA
MAPA
HOLTER
TESTE DE ESFORÇO (ERGOMÉTRICO)