Notícia no detalhe
Fundação Zumbi no Dia da Eliminação da Discriminação Racial
O Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial - 21 de março – vai ser marcado pela Fundação Municipal Zumbi Dos Palmares com a exibição do filme “Vista Minha Pele, seguido de palestra com o pesquisador e escritor Hélvio Cordeiro, autor do livro Carukanko – o Príncipe dos Escravos. Na segunda-feira (21), e na terça-feira (22), às 9h, a programação será aberta a todos os alunos da fundação.
As escolas das redes estadual, municipal, federal e particulares interessadas em participar devem ligar para o telefone 27347876, das 8h às 18h, para o agendamento, com o pesquisador Hélvio Cordeiro ou com a coordenadora de Cursos da Fundação Zumbi, Viviane Pinto. “O objetivo desta programação é conscientizar os jovens sobre a necessidade de acabar de vez com a discriminação racial. O Brasil é formado por brancos, negros e índios”, ressalta o pesquisador.
Vista Minha Pele - Nesta história invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados. Os países pobres são Alemanha e Inglaterra, enquanto os países ricos são, por exemplo, África do Sul e Moçambique. Maria é uma menina branca, pobre, que estuda num colégio particular graças à bolsa de estudo que tem pelo fato de sua mãe ser faxineira nesta escola.
A maioria de seus colegas a hostilizam, por sua cor e por sua condição social, com exceção de sua amiga Luana, filha de um diplomata que, por ter morado em países pobres, possui uma visão mais abrangente da realidade.
O vídeo será usado para a discussão sobre discriminação no Brasil. Os jovens atores usam uma linguagem ágil e atraente para público-alvo, adolescentes na faixa de 12 a 16 anos.
História - O Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1969. Desde então, o 21 de março homenageia a memória dos 69 sul-africanos assassinados pela polícia em 1960 por se manifestarem contrários à chamada “Lei do passe”, que impedia o direito de ir e vir da população negra. O episódio ficou conhecido como o “Massacre de Sharpeville”, em referência à favela, situada em Joanesburgo, na África do Sul, e marcou um novo capítulo na história mundial que culminou com o fim do apartheid.
Últimas Notícias adicionadas
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
4Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
5Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação
6Primeiro dia de adesão ao Refis 2024 com grande movimento na Secretaria de Fazenda