25 de Novembro é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, também conhecido como Dia Laranja, e, nesta quinta-feira (25), a equipe da Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres vai realizar uma blitz educativa no semáforo do cruzamento das ruas dos Goytacazes (Rua do Gás) com José Francisco Sanguedo (Aquidaban), em frente ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Mercedes Baptista. A equipe também está mobilizando a população a entrar na campanha pelo Dia Laranja, usando uma peça de roupa na cor laranja, postando nas redes sociais e marcando a subsecretaria
@smpm.oficial, para divulgar a campanha. As ações fazem parte dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.
Foto: César Ferreira / Arquivo
A programação começou no último dia 08 com a vinda do Ônibus Lilás, oferecendo vários serviços, como atendimentos jurídico e psicológico, em uma parceria com o Governo do Estado. A campanha, que segue até o dia 10 de dezembro, também inclui datas como o dia da Consciência Negra, no último dia 20, considerado dia de dupla vulnerabilidade para a mulher negra.
“A equipe da Subsecretaria de Políticas para Mulheres de Campos estará com estas duas ações nesta quinta-feira: a blitz educativa em dois horários e o movimento nas redes sociais para que possam aderir à esta importante campanha. Este ano, com a criação da subsecretaria, o município passou a marcar o Dia Laranja todo dia 25 de cada mês para que possamos reforçar a luta pelo enfrentamento à violência contra a mulher durante o ano inteiro”, disse a gerente psicossocial, Gabriela Schott.
Info: SubCom
“O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, assim como acontece em várias cidades do país, marca a mobilização para que a luta pela não-violência seja permanente, evitando novas vítimas. O Dia Laranja faz um alerta para a urgente necessidade de prevenir e eliminar a violência contra as mulheres e meninas. A cor laranja representa um futuro livre de violência contra mulheres e meninas”, explica a subsecretária Josiane Viana.
Outras datas importantes também são marcadas no início de dezembro. No dia 1º, Dia Mundial de Combate à Aids e, no dia 06, acontece a Campanha do Laço Branco, uma mobilização que envolve os homens pelo fim da violência contra as mulheres. Os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, inicialmente, eram realizados em 16 Dias, a partir do dia 25 de novembro, mas no Brasil passou a incluir o Dia da Consciência Negra, tendo início no dia 20.
A subsecretaria também estará participando, por meio da gerente de Políticas Públicas para Mulheres, Patrícia Cabral, de uma missa que será celebrada ao meio-dia na Catedral do Santíssimo Salvador, no Centro, e às 14h30, de um evento no Sindicato dos Bancários, com a presença da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), Edna Calheiros; presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Manuelli Ramos; a delegada Ana Paula Carvalho, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam); o vereador Diego Dias, membro do Conselho Municipal da Mulher na Câmara. O convite partiu da ex-presidente do antigo Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Niam), Vera Coutinho, que funcionou no mesmo local onde, atualmente, funciona o Ceam. Ela também uma das idealizadoras do movimento das mulheres.