A Subsecretaria de Qualificação e Emprego iniciou essa semana, o 3º Ciclo de Desenvolvimento Profissional (CDP), realizado no auditório da Universidade Estácio de Sá, instituição parceira. O CDP começou em agosto e, cada ciclo, traz sempre quatro palestras que abordam questões como o objetivo profissional; elaboração de currículo; planejamento da carreira e a preparação para entrevista. Nesta aula inaugural do novo ciclo, último deste ano, estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Mérida; a subsecretária, Joyce Lessa, e a coordenadora Maria Fernanda Viana, especialista em Desenvolvimento de Carreira, que ministra as aulas e orienta sobre a importância de estar preparado para atender as necessidades do mercado, cada vez mais competitivo.
Maria Fernanda explica que as informações abordadas no CDP oferecem orientações de carreira com perspectiva de futuro e posicionamento nas entrevistas e mercado de trabalho. “Nesta primeira palestra do ciclo, levamos as pessoas a traçar o objetivo profissional, entender o que está buscando no mercado; na segunda, explico como fazer um currículo estratégico com dados que são relevantes para serem apresentados. No planejamento da carreira, falo sobre Network, plataformas que ajudam e sites que fornecem cursos gratuitos e a última palestra é a preparação para a entrevista: a melhor forma de responder às perguntas, como as pessoas devem ser portar. São orientações sobre como se preparar para uma entrevista de emprego. Saber vender sua imagem, tanto na forma de comportar como na forma de falar”, informa.
- Muitas vezes, as pessoas querem e precisam trabalhar, mas não sabem expressar o que tem para oferecer para a empresa para que as dois caminhem juntos porque o funcionário recebe salário pelo seu trabalho, que faz com que a empresa tenha lucros e os dois ganhem, porque isso é bom para manter o seu emprego também. Nosso trabalho visa levar essa conscientização para que os candidatos se saiam cada vez melhor nas entrevistas e, também, quando começam a trabalhar – disse a coordenadora, que também recorre bastantes às redes sociais da subsecretaria @camposqualificacaoeemprego para esclarecer dúvidas e oferecer dicas.
Além do retorno dos participantes sobre a importância do ciclo para conquistar uma vaga no mercado de trabalho, a equipe da subsecretaria também tem observado a diferença de posicionamento dos candidatos, após participarem do Ciclo de Desenvolvimento Profissional. “Isso foi observado durante os processos seletivos do Atacado São Paulo e, também, do Tubarão Atacadão”, destaca a especialista em Desenvolvimento de Carreira.
Nesta última turma, são 35 alunos participando e, nos três ciclos, cerca de 80 pessoas participaram. Estamos sempre nas redes sociais explicando sobre a importância. As palestras acontecem às terças-feiras, às 14h, no auditório da Universidade Estácio de Sá, com duração de cerca de duas horas cada palestra. O próximo ciclo será planejado para acontecer em março. “Nos meses de janeiro e fevereiro, vamos intensificar a divulgação sobre a importância desse ciclo para quem quer entrar ou voltar para o mercado de trabalho. A partir do ciclo, os candidatos estão mais preparados para concorrer a uma vaga de emprego”.
Campos vem passando por um momento de retomada da economia, inclusive com novos empreendimentos se instalando no município, o que significa também novas oportunidades de emprego. Só este ano, Campos vem liderando na abertura de novas empresas, já superou o número de cadastros de Microempreendedores Individuais (MEIs) e, também, vem registrando saldos positivos na geração de emprego. Os interessados em cadastrar currículos ou participar dos cursos oferecidos pela subsecretaria devem comparecer ao órgão, localizado nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ou entrar em contato através dos telefones (22) 98152-0968 e (22) 98175-0085 (WhatsApp). A Subsecretaria de Qualificação e Emprego é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.