No topo do Ponto Culminante de Campos, a 400m de altitude, no Morro do Itaoca, Prefeito Wladimir Garotinho assina convênio com o Clube de Voo Livre de Campos. No convênio, o prefeito atende reivindicação de 27 anos dos praticantes do voo livre ao ceder, por regime de comodato, prédio da prefeitura para funcionamento da base de voos de parapente e asa delta. As instalações vão abrigar equipamentos do Clube, que já instalou câmeras para transmitir imagens panorâmicas de Campos e das decolagens com asa delta e parapente.
A solenidade de assinatura do convênio foi prestigiada por praticantes dos esportes radicais, por amantes da natureza que voltaram a visitar o local, pelo diretor regional da Inter TV, Fábio Luiz Braidato; pelo Secretário de Governo, Juninho Virgílio, pelo Subsecretário de Segurança, Marcos Moreira, e pelo guardião do Parque, Igor Pires Pinto Gomes. O documento foi assinado pelo Prefeito Wladimir Garotinho, pelo presidente da Fundação Municipal de Esportes, Luciano Viana, pelo subsecretário de Meio Ambiente, Renè Justen; pelo diretor de Esportes da FME, Leonardo Mantena, e pelo presidente do Clube de Voo Livre de Campos, Augusto Cesar Machado Macedo.
CAMPOS, CAPITAL ESTADUAL DO VOO LIVRE
“Quero agradecer ao prefeito por atender a essa reivindicação antiga dos praticantes do esporte, que sonham há mais de 20 anos em ter aqui a base para apoiar os praticantes do esporte de montanha. Ao ceder essa instalação, que estava há muitos anos sem uso, o prefeito demonstra com essa iniciativa ter sensibilidade quanto à importância do turismo para contribuir com o desenvolvimento de Campos. Nosso sonho é termos aqui rampas com estruturas para eventos nacionais e internacionais. Essa base vai ajudar a projetar mais ainda Campos que já tem o título de Capital Estadual do Voo Livre, conforme já referendado pela Alerj, numa iniciativa do falecido deputado Gil Viana. Agora, com apoio do Prefeito Wladimir e da deputada federal, Clarissa Garotinho, vamos consolidar Campos com estrutura para sediar eventos nacionais e internacionais”, disse o presidente do CLVC, Augusto Cesar Machado Macedo.
O Prefeito Wladimir Garotinho, que esteve acompanhado da primeira dama, Tassiana Oliveira, disse que com essa iniciativa, a prefeitura contribui para que o Clube possa organizar eventos regionais e nacionais de maneira a fomentar o turismo. “Já melhoramos o acesso e reestruturamos as instalações, com o serviço de limpeza, de segurança, com a presença da Guarda Municipal aqui nos dias de eventos de finais de semana. Temos aqui a rampa norte, que é para decolagem de asa delta e a rampa norte para decolagem de parapente e, para construirmos a outra rampa norte para decolagem de parapente já temos o apoio da deputada Clarissa Garotinho, que se dispôs a dedicar parte de Emenda Parlamentar para nos ajudar a construir a terceira rampa, que fica logo abaixo da rampa norte para decolagem de asa delta”, afirmou.
A reestruturação feita pela atual gestão da Prefeitura proporcionou à retomada da prática do turismo ecológico e a dos esportes radicais, como bike down hill, (montain bike), caminhadas pelas trilhas, decolagens de asa delta e de parapente. Para reestruturar os acessos e as instalações, a Prefeitura mobilizou a Subsecretaria de Meio Ambiente, a Subsecretaria de Limpeza Pública e a Secretaria de Obras e Infraestrutura. Foi feito o reparo na pavimentação da via, que liga a base do morro ao topo, numa extensão de 3.000 metros de extensão e 400 metros de altitude; roçada do capim colonião que estreitava o caminho e obstruía as canaletas laterais de escoamento das águas das chuvas e reparos nas rampas Norte e Sul para dar segurança aos praticantes dos esportes com asa delta e parapente.
No Portal, que funciona no acesso de subida ao Morro, equipe da Subsecretaria de Meio Ambiente realiza os serviços de controle dos veículos, conscientização ambiental, preservação do meio ambiente e informações ambientais sobre o bioma e fauna.