Garantir maior proteção à população campista contra o novo coronavírus. Esse é o principal objetivo da campanha “Natal Sem Covid” lançada nesta terça-feira (7), pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav). A campanha consiste na ampliação da oferta das vacinas para aplicação da primeira e segunda doses, além da dose de reforço. O município também está adotando intervalo de 21 dias para aplicação da segunda dose da Pfizer.
O lançamento da campanha aconteceu no Quiosque de Vacinação da Rodoviária Roberto Silveira e no Campos Shopping. Ambos os postos começaram a funcionar na última segunda-feira (6). Nos próximos dias, será a vez do Posto de Saúde do Mercado Municipal começar a aplicar as vacinas contra a Covid-19. Com isso, serão 12 postos de imunização em toda a cidade.
No município há cerca de 35 mil pessoas com idade com 12 anos ou mais que ainda não receberam nenhuma dose da vacina e estão susceptíveis à infecção pelo vírus. De acordo com o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury, com a ampliação dos três postos, espera-se imunizar de 30% a 40% dos susceptíveis, além de acelerar a aplicação da segunda dose e da dose de reforço.
“Essa mobilização tem como objetivo preparar as famílias para um Natal e Ano Novo mais seguros. Esse é um período em que as pessoas buscam estar juntas, se encontrar e, a melhor proteção nesse momento, é estar vacinado”, disse Charbell, acrescentando que é por esse motivo que a pasta está levando a vacinação para locais de grande circulação de pessoas, principalmente neste período de compras.
Incentivador da campanha de vacinação contra a Covid-19, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Mérida, acompanhou o lançamento da “Natal Sem Covid-19”. “Esse é um grande chamamento para que a população coloque a vacinação em dia, inclusive, as pessoas do comércio. Então não deixem de se vacinar”, disse Mérida. Para o secretário, a localização dos postos novos é um grande facilitador do acesso à vacina, já que são locais de referência na área central da cidade.
BUSCA PELA IMUNIZAÇÃO — Nas duas primeiras horas de vacinação, 218 pessoas foram imunizadas no Quiosque de Vacinação da Rodoviária Roberto Silveira e no Campos Shopping. Entre elas estava Jheniffer dos Santos Peixoto, de 15 anos. Acompanhada da mãe, Juliana Ribeiro, de 32 anos, ela foi ao Quiosque de Vacinação para receber a 2ª dose da vacina e relembraram de quando foram infectadas pelo coronavírus.
“Minha filha e eu tivemos Covid. Eu estava com 36 semanas de gestação e cheguei ficar 15 dias internada na UTI, mas graças a Deus minha bebê, hoje com 4 meses, nasceu sem nenhum problema. Todos precisamos tomar a vacina”, disse Juliana, que aguarda completar o intervalo para tomar a dose de reforço.
Já Leandro Muniz Barreto, de 46 anos, optou pelo posto do Campos Shopping para também tomar a segunda dose. “O atendimento foi muito rápido. Agora vou aguardar o intervalo para tomar a outra dose, porque ainda tem mais”, disse ao se referir à dose de reforço.
A campanha de vacinação começou em 20 de janeiro e, até o momento, a cobertura atual da população elegível, ou seja, pessoas com 12 anos ou mais que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 é de 85,7%. Já a segunda dose e dose única é de 75,7% e a dose de reforço é de 11,6%.