O seminário “Inovação e empreendedorismo: Como transformar minha ideia em um grande negócio”, realizado nesta quinta-feira (09), no auditório da Universidade Estácio de Sá, foi considerado sucesso. O seminário contou com a participação de entidades como Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan/Senai), Porto do Açu, universidades, entre outras instituições. Um protocolo de intenções foi assinado com a Estácio de Sá para colaboração mútua entre as instituições, sem envolver nenhuma transferência de recursos.
- É um protocolo que possibilita a transferência de conhecimentos e resolução de problemas com soluções que envolvam alunos e professores através de projetos de TCC, de extensão, iniciação científica, entre outros. O protocolo é semelhante ao que já foi assinado este ano com o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Centro - explica o secretário Marcelo Neves, sobre a assinatura do protocolo de intenções.
Segundo Marcelo Neves, ao oferecer este seminário, está sendo oferecida a ferramenta para que alunos universitários possam transformar uma ideia inovadora em renda, propiciando o desenvolvimento do município. Isso gera mais trabalho, mais riqueza e mais renda. “Campos, sendo uma cidade com o potencial acadêmico que tem, com vários cursos na área tecnológica, está propiciando o surgimento de novas tecnologias, novas empresas, Start Ups, empresas de base tecnológica porque existe potencial para isso e a criatividade é muito grande, explica.
O secretário ressaltou, ainda, a importância da participação de todos no evento, que recebeu apoio dos participantes. “Esse foi o primeiro e, no próximo ano, teremos um conjunto de atividades na área da inovação, também, com a participação do Sebrae, Firjan, Porto do Açu, instituições acadêmicas públicas e privadas. Todos estão unidos neste propósito de estar formando esta tríplice hélice, onde o poder público atua justamente como o elo entre esses setores”.
O diretor da Estácio, em Campos, Luiz Caetano, destacou a importância da parceria com a prefeitura, através da secretaria de Petróleo. “A Estácio apoia toda iniciativa que vai contribuir para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos nossos alunos. Este é o nosso interesse. É nisso que somos pautados. Essa é uma iniciativa que vai nos ajudar e trazer mais conhecimento e prática para nossos cursos das engenharias e todos os outros cursos que vão poder apoiar neste desenvolvimento. Também apoiamos toda iniciativa social, que visa o crescimento de nossa cidade. Estamos em um processo de retomada e a Estácio quer fazer parte junto com a prefeitura e as secretarias. É uma honra e um prazer estarmos juntos neste processo e os nossos alunos vão aprender muito, se desenvolver e contribuir para nossa sociedade”.
O evento contou com a palestra do consultor do Sebrae, Sérgio Rocha Lima, que falou sobre o tema “Inovação e empreendedorismo: Como transformar minha ideia em um grande negócio”. O seminário é uma iniciativa do Grupo Técnico (GT) Inova Campos, resultado de uma parceria da Secretaria de Petróleo, Energia e Inovação com diversas Instituições de Ensino Superior (IES) e Entidades Representativas dos Setores de Produção de Campos, envolve ainda a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O GT reúne o segmento produtivo do município, o Porto do Açu e o setor acadêmico.
A subsecretária de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Suzana Macedo, também falou sobre a importância do evento. “A Ciência, a Tecnologia e a Inovação são culturas que estamos buscando desenvolver em nossa cidade. Com essa cultura, surgem as oportunidades de empreender e contribuir para melhorar a vida dos nossos munícipes. Estamos entre as 50 maiores cidades de nosso país, com diversos atores com grande potencial como a Estácio, que hoje firma essa parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e a Secretaria de Petróleo, Energia e Inovação”, disse.
Participantes elogiam qualidade do seminário - O estudante de Engenheiro Rodrigo Siqueira, do IFF, aprovou a iniciativa. “Foi um evento muito enriquecedor. Foi de grande valia este evento na minha área de atuação. Saber como eu, formando de Engenharia Elétrica, posso aplicar essa técnica no mercado de trabalho. Fiquei feliz e espero ansioso pelos próximos eventos. Agradeço pela oportunidade. Foi incrível observar na prática a atuação na prática”. Segundo o engenheiro Elton Leite, da Prudência Engenharia Consultoria e Gestão Empresarial, o seminário serviu para uma “profunda reflexão sobre a necessidade de inovar para que possamos permanecer neste mercado cada vez mais competitivo”.
O coordenador do Sebrae na região, Guilherme Reche, destacou que a agenda selou o início de um caminho muito próspero e produtivo para o desenvolvimento de ações que resultem em maiores investimentos com o foco na inovação, por meio da educação e do empreendedorismo. “Acredito muito que o fortalecimento desses pilares, onde todas as instituições tenham convergência de suas estratégias em prol do desenvolvimento do ambiente de negócios, nos mais diversos setores e esferas produtivas, resultará em crescimento das atividades locais, de forma estruturada e promissora”.
- Precisamos cada vez mais potencializar as iniciativas e soluções que resultem em geração de empresas, trabalho e renda. Investir na base, na garotada que está cheia de energia, de fato será uma estratégia inteligente com foco no futuro – reforça o coordenador do Sebrae.
Para o professor da UFF, Samuel Campos, “o evento foi um passo importante na mobilização dos agentes locais e para a realização de parcerias entre o poder público, instituições de ensino e o setor privado no fomento da cultura da inovação e do empreendedorismo, tão importante para o desenvolvimento regional.
- O evento consolida o envolvimento de diferentes setores com o objetivo comum de viabilizar caminhos para o desenvolvimento de empreendedores locais e fortalecimento do ecossistema de inovação. Certamente possibilitará o desenvolvimento de novos negócios e oportunidades para geração de trabalho e renda em toda região – destacou o Gerente de Relacionamento com Comunidades da Porto do Açu, Wanderson Primo de Sousa.